É possível transformar um Split em Multisplit?Muitos consumidores nos questionam se existe possibilidade de instalar duas ou mais evaporadoras (unidade interna) com apenas uma condensadora (unidade externa), sem que ela seja multisplit. O Portal WebArcondicionado foi atrás de profissionais técnicos do setor de HVAC para saber se essa adaptação é possível ou não.

Com uma enquete realizada em nossa página no Facebook concluímos que sim, tem como fazer. Porém, o custo seria muito maior do que o de comprar um aparelho multisplit, uma vez que o compressor do split já vem de fábrica pré-determinado para funcionar com apenas uma evaporadora.  Além disso, não existe garantia para esse tipo de serviço.

Os profissionais que responderam informaram que não fariam em hipótese alguma, pois além do custo envolvido, há também a insegurança do projeto, já que transformar um split em multisplit seria uma espécie do que chamamos popularmente de “gambiarra”.

Fizemos as seguintes perguntas na nossa página do Facebook: É possível transformar um Split em Multisplit? Você faria para o seu cliente?

Veja algumas das respostas que recebemos de profissionais no setor de HVAC

Veja algumas das respostas que recebemos de profissionais no setor de HVACFazendo muitas adaptações daria sim para transformá-lo. Porém o que gastaria com a mão de obra e peças, inviabilizaria o projeto e claro, sem garantia alguma, sendo mais em conta comprar um pronto ou até duas máquinas separadas”, Luiz Paulo, Continental Camaquã Ar Condicionado.

Realmente os compressores já são fabricados para comprimir de acordo com o tamanho do sistema. Portanto qualquer alteração que não seja de fábrica na minha opinião é pura gambiarra”, Robson Silva, R Climatização.

 “Não seria possível na minha opinião, pois o compressor vem pré-determinado na função split. Qualquer modificação exigiria inicialmente uma troca de compressor”, Cristiano, Aquecegás.

Teríamos que ter uma condensadora com compressor que desse para dividir a quantidade de BTU para as evaporadoras, tipo 24k daria para duas evaporadoras de 7.5k e uma de 9k. Agora vamos a pior parte: vamos precisar de válvula solenoide, válvula de serviço, mudar o esquema elétrico e um profissional disposto a fazer o serviço. Sendo que fica inviável o custo. Se for inverter nem pensar. Fica melhor adquirir a máquina apropriada. Não faria de modo algum”, Claudio Henrique, Refrigeração Cjsplit.

Neste momento precisamos orientar bem o cliente, falar dos prós e contras. Muitos clientes acham que é só colocar uma exportadora e gela a casa toda, outros que fazendo uma adaptação no ar já instalado tudo se resolve. Sem falar em custos com energia e garantia. Temos hoje no mercado opções prontas”, Ale Marsal, Multi-Ar.

Então, até tem como fazer, mas será que vale a pena arriscar? Por isso é sempre bom buscar informações com profissionais qualificados antes de tomar qualquer decisão.

Redação do Portal WebArCondicionado.