Dutos de ar condicionado feitos de painéis MPU pré-isolados vem crescendo a cada ano

Dutos de painéis MPU

É comum em escritórios, shoppings e casas de shows onde o ar é distribuído pelas tubulações para diversas áreas.

Os dutos são fundamentais para a instalação de sistemas de climatização em grandes projetos como shoppings, hotéis, indústrias. A maioria dos dutos é construído com alumínio, mas nos últimas anos vem ganhando força no mercado a confecção com painéis pré-isolados MPU.

O painel MPU é formado por espuma rígida de poliuretano expandido e revestido com alumínio gofrado em ambos os lados. Os dutos constituídos assim possuem alguns vantagens importantes.

São excelente isolamento térmico, tem grande estanqueidade e reduzem os custos de sustentação por serem mais rígidos e leves comparado aos tradicionais. Ainda sobre pontos positivos, tem a economia de energia, a fácil construção e o baixo peso. Uma placa MPU de 20 milímetros, com dimensões 1,2 por 2 metros, pesa apenas 2,76 quilos.

Como são fabricados os painéis MPU

Robert van Hoorn, um dos diretores da Multivac, empresa pioneira em painéis MPU no Brasil. Explica como são fabricados os equipamentos:

“Na máquina entram duas folhas de alumínio, uma embaixo e outra superior, nas quais é aplicada uma grofagem (espécie de textura). Sobre a lâmina inferior a injetora aplica o poliuretano em fase líquida; esta folha entra na prensa, junto com a folha de cima, que mantém a espessura e é dentro desta prensa que acontece a reação química, mantendo a espessura correta do painel, que, no nosso caso, pode ser 10, 20 ou 30 mm, sendo o mais comum o de 20 mm. Do outro lado da prensa, são feitos o refile das laterais, para deixar o painel com a exata medida, e o corte dos painéis no comprimento, que é de 2, 3 e 4 metros, o padrão que estabelecemos. A partir deste momento o painel está pronto para a embalagem”.

Conforme a Multivac, a montagem é simples, conforme mostra a imagem:

Redação WebArCondicionado