Ar-condicionado Janela Dicas

Veja 6 dicas para prolongar a vida útil do ar-condicionado Janela.

Embora os modelos Split tenham assumido a liderança de vendas nas últimas décadas, muitas residências ainda contam como os ar-condicionado Janela. O modelo é bem comum em apartamentos, nos cômodos do quarto ou da sala, por exemplo. Se você tem ou pensa em comprar, veja 6 dicas para prolongar a vida útil do ar-condicionado Janela.

Escolha a potência correta do ar-condicionado

A primeira dica deve ser colocada em prática antes mesmo de o aparelho ser adquirido. Afinal, é essencial saber a necessidade do ambiente em que o aparelho será instalado. Só assim você saberá se precisa de um aparelho de 10 mil BTU, 12 mil BTU, 18 mil BTU, entre outras potências.

Se você escolher um modelo menos potente para resfriar uma área maior, ele força a unidade a trabalhar mais, o que diminuirá a vida útil, além de consumir mais de energia.

Nossa dica é usar a Calculadora de BTU do WebArCondicionado e veja se o ar-condicionado é o melhor para aquele ambiente.

Onde será instalado o ar-condicionado?

A instalação em locais com exposição direta do sol pode prejudicar o funcionamento do aparelho. Se for possível escolher, é mais recomendada a colocação num local arejado e com pouca incidência solar. Essa medida simples vai prolongar a vida útil do seu ar-condicionado Janela.

Mantenha o filtro do ar-condicionado limpo

O filtro é responsável por reter poeiras, partículas indesejáveis ​​e, dependendo do modelo, até bactérias, entre outras impurezas. Ao usar o ar-condicionado, lave o filtro uma vez por mês. Veja nosso passo a passo e pronto para a próxima limpeza.

  • Para limpar o filtro, o aparelho deve ser desligado e retirado da tomada.
  • Em seguida, remova o filtro do painel frontal (ou lateral, dependendo do modelo).
  • Para realizar a limpeza, o ideal é colocar o filtro de água corrente.
  • Pode ser usado um aspirador de pó ou até mesmo um sabão neutro para realizar uma limpeza.
  • Deixe secando e depois basta reinstalar no aparelho.

Deixe portas e janelas fechadas

O cálculo de potência do ar-condicionado é baseado nas dimensões do ambiente. Para que a climatização ocorra mais facilmente, é recomendado manter janelas e portas fechadas.

Por exemplo, se a porta ficar aberta, o ar sairá e o equipamento precisará trabalhar mais para climatizar o ambiente. Por isso, cuide para deixar portas e janelas fechadas. Assim o ar-condicionado funcionará corretamente, sem consumir mais energia ou danificar algum componente.

Limpeza de aletas do ar-condicionado

O ar-condicionado de janela tem aletas que cobrem as bobinas. Com o tempo, poeira, sujeira e outros detritos podem se acumular na peça. Sem limpeza, pode crescer mofo no aparelho.

Recomenda-se a higienização das aletas ao menos uma por ano, o que pode ser feito por você mesmo. Desligue e desconecte o ar-condicionado da tomada. Pegue um pincel e faça a limpeza do equipamento, evitando que a sujeira seja jogada para parte interna.

Essa limpeza certamente vai prolongar a vida útil do ar-condicionado. Fique atento: mesmo com o trabalho feito por você, é importante chamar um profissional para higienizar o ar-condicionado e neste caso recomendamos a Agyx, empresa especialista no ramo.

Inspecione e limpe o dreno

Inspecione o equipamento de ar mensalmente para que possa ver se existe alguma obstrução. Se for preciso limpar, use um fio rígido para tirá-lo. A medida vai prolongar a durabilidade do ar-condicionado, pois reduz a possibilidade de acumular umidade. E, se o aparelho tiver uma bandeja abaixo do dreno, lembre-se de esvaziar sempre que possível.

Limpeza Agyx

Limpeza de ar-condicionado Agyx.

Redação WebArCondicionado