Data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU)
Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul

Veja a importância do Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul! Manhã gelada em Pingjum Friesland, na Holanda/Imagem: Anna Zuidema

Comemorado em 7 de setembro, o tema deste ano do Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul é “Ar Saudável, Planeta Saudável”. A proposta é destacar a relação da poluição do ar com a saúde das pessoas, especialmente pandemia da covid-19.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2021, o foco é a necessidade de ar saudável para todos. A temática amplia o debate para mudanças climáticas, saúde humana e planetária, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Conforme a ONU, a qualidade do ar impacta diretamente na saúde das pessoas, pois as partículas de poluição penetram diretamente nos pulmões e na corrente sanguínea.

Embora sejam imperceptíveis, essas impurezas presentes no ar causam um terço das mortes por acidente vascular cerebral, por doenças respiratórias crônicas e por câncer de pulmão, além de um quarto das mortes por ataque cardíaco.

Uma baixa qualidade do ar causa problemas climáticos porque os poluentes de curta duração são os mais ligados aos efeitos para a saúde e ao aquecimento global. A redução dos índices beneficia imediatamente a saúde das pessoas e o clima da região.

Por que deixar o ar limpo para um céu azul

A ONU afirma que a poluição é o maior risco ambiental para a saúde humana. Para se ter noção, causou cerca de 6,5 milhões de mortes prematuras, em 2016. Em países em desenvolvimento, o problema é maior e afeta mulheres, crianças e idosos.

Nas populações de baixa renda, as pessoas são expostas pela necessidade de cozinhar e aquecer com combustível de madeira e querosene. Sem diminuir a poluição, a ONU prevê que o número de mortes evitáveis cresça mais de 50% até 2050.

Por esse motivo, investir no controle da poluição do ar traz diversos benefícios. Isso acontece porque a poluição atmosférica impacta negativamente a economia, a produtividade no trabalho e o turismo.

Importância do Dia Internacional do Ar Limpo

De acordo com a ONU, o ar limpo significa saúde para as pessoas. Sem mencionar a diminuição do impacto das mudanças climáticas.

A Organização das Nações Unidas reforça que os Estados-Membros reconhecem a necessidade de reduzir os problemas causados por produtos químicos e pela poluição e contaminação do ar, da água e do solo até 2020.

Redação WebArCondicionado – Com informações da ONU