Conheça como surgiu a data em nosso país

origem dia dos pais

Conheça a origem no Brasil e histórica do dia dos pais!

No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado sempre no segundo domingo de agosto e homenageia as figuras paternas. A data costuma movimentar o comércio e é uma das mais lucrativas para o setor. Mas você sabe qual a origem do Dia dos Pais em nosso país?

Em 1953, o publicitário Sylvio Bhering fez uma ação para fomentar as vendas no comércio no segundo semestre do ano. Como o Dia das Mães é comemorado em maio e o Natal em dezembro, parte do ano ficava sem grandes comemorações para movimentar a economia.

Com a proposta, Bhering poderia atrair anunciantes para o jornal O Globo, do Rio de Janeiro, no qual era diretor. Para realizar sua ação, o publicitário da equipe do Departamento de Arte e Propaganda, escolheu o dia 16 de agosto.

O critério para definir a data era religioso. Até aquele momento, no Brasil, era comemorado pela Igreja Católica o dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo, naquele dia. Em sua ação Bhering pretendia homenagear três perfis paternos:

  • Aquele com maior número de filhos;
  • O pai mais jovem;
  • E o pai com mais idade.

Os vencedores e premiados pelo concurso organizado pelo publicitário foram um pai com 31 filhos, um de 16 anos e, o mais velho, que tinha 98 anos. Aos poucos, a data comemorativa ganhou força e se estabeleceu no Brasil, até ser oficializada no segundo domingo de agosto.

E essa é a origem do Dia dos Pais em nosso país. Mas como surgiu a comemoração em outras regiões do mundo? Qual o pano de fundo histórico para a data. Confira agora!

Origem histórica do dias dos pais

A história da origem da comemoração remonta há mais de quatro mil anos, quando Elmesu, na antiga Babilônia, esculpiu o que é considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais. Feito de argila, o objeto foi dado para o seu pai, Nabucodonosor, e tornou a data uma festa nacional.

O berço da origem do Dia dos Pais no mundo moderno é os Estados Unidos e tem relação com o Dia das Mães. Em 1909, Sonora Louise Smart Dodd escutou um sermão que abordou a comemoração à figura materna.

A partir disso, Sonora percebeu que poderia criar uma data para homenagear seu pai: William Jackson Smart. Ela e seus irmãos foram criados somente pelo agricultor e veterano de guerra, que perdeu a esposa durante o parto.

No ano de 1910, Sonora encaminhou uma petição para a Associação Ministerial de Spokane, em Washington. Assim, aconteceu o primeiro Dia dos Pais, em 19 de junho, daquele ano – dia do aniversário de William.

Com o tempo, a data se tornou mais relevante. Porém, apenas em 1966 aconteceu a oficialização do Dia dos Pais, que é no terceiro domingo de junho, nos Estados Unidos.

Comemoração pelo mundo

O Dia dos Pais é em datas diferentes nos Estados Unidos e no Brasil, ou seja, cada país tem a data numa parte do ano. Mas aqui uma curiosidade, a Samoa e a África do Sul comemoram no segundo domingo de agosto, igual acontece em nosso país.

Na China e no Taiwan, o Dia dos Pais é comemorado em 8 de agosto, bem próximo da nossa data. Embora aconteça a troca de presentes igual aqui, a homenagem acontece em 19 de março na Espanha, Itália e Portugal.

Além dos Estados Unidos, o mês de junho é quando se celebra o Dia dos Pais na Argentina, no Peru e no Reino Unido, no terceiro domingo -; no Paraguai é no segundo; no Canadá é dia 17; e na Grécia é dia 21.

Redação WebArCondicionado – Com informações da BBC Brasil, Brasil Escola e Mundo Educação