Você sabe quando começaram a celebrar ou em que momento o dia das mães foi oficializado no Brasil?

Dia das Mães

Dia das Mães fez parte da luta feminista para valorizar a importância das mulheres na sociedade brasileira.

O Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio no Brasil. A data é bastante consagrada no país e homenageia as figuras maternas. Mas você sabe qual a origem da celebração e quando ocorreu a oficialização da data? Conheça a história por trás da comemoração a seguir!

Mitologia: a mãe dos deuses

As comemorações mais antigas têm origem mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a mãe dos deuses. Na mitologia romana, a figura de Reia é chamada de Cibele. No hemisfério norte, a festividade – para Reia ou Cibele -, acontecia no fim de março.

Origem histórica do Dia das Mães

Nos Estados Unidos, as primeiras ações no sentido de criar a data para celebração das mães foram lideradas pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis. Em 1858, ela fundou clubes operários, os “Mothers Days Works Clubs”, com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores.

Em 1865, Ann Maria criou o “Mother’s Friendship Days” a fim de protestar contra as condições dos feridos na Guerra de Secessão nos Estados Unidos. Nesse mesmo movimento, a escritora Julia Ward Howe publicou, em 1870, o manifesto “Mother’s Day Proclamation”, pedindo paz e desarmamento.

Popularização da data

A idealizadora do Dia das Mães no formato atual é a estadunidense Anna Jarvis, filha de Ann Maria. Em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte da mãe, ela criou um memorial em homenagem à mãe e começou a campanha para que a data fosse reconhecida como feriado.

Em 8 de maio de 1914, o Congresso dos Estados Unidos decretou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães. A data foi celebrada oficialmente pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

Com a crescente comercialização da data, Anna Jarvis passou a lamentar a criação, desejando, inclusive, abolição do feriado. Hoje, no Brasil e nos Estados Unidos, a data fica em segundo em vendas no varejo, perdendo para o Natal.

Dia das Mães no Brasil

No Brasil, foi a Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) quem tomou iniciativa para a comemoração. O secretário-geral da associação, Frank Long, promoveu a primeira celebração no país em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre.

Aos poucos, começaram a celebrar em outros regiões do país. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas, a pedido da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio.

A iniciativa fez parte da luta feminista para valorizar a importância das mulheres e das mães na sociedade. Em fevereiro do mesmo ano, as mulheres tinham conquistado o direito de votar. No ano de 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que a data também fizesse parte do calendário oficial da Igreja Católica.

O WebArCondicionado deseja um feliz Dia das Mães!

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: