senai-sp-70-anos

O evento de 70 anos do SENAI Oscar Rodrigues Alves terminou neste sábado, dia 25 de maio de 2019, em São Paulo. Acontecendo desde quarta-feira, dia 22, a comemoração recebeu cerca de mil e quinhentos participantes durante os quatro dias de atividades abertas ao público.

Organizado pelo SINDRATAR-SP, o aniversário foi além das festividades, proporcionando aos profissionais, estudantes, acadêmicos, representantes de órgãos e entidades e demais curiosos que compareceram uma grande oportunidade de interação e troca de experiências.

A programação do evento surpreendeu a todos com alguns destaques que roubaram a cena nesses quatro dias. Confira como foram as atividades:

Cerimônia de Abertura e Premiação “Agora é que são Elas, Mulheres no AVAC&R”

A abertura oficial do evento aconteceu no dia 22 de maio, quarta-feira, no período da noite. “Eu espero que todos que passem por aqui aproveitem, apreciem, façam relacionamento e aprendam. É muito curioso como os estudantes se formam e permanecem aqui. O SENAI deixou de ser só um serviço de aprendizagem, mas atua também auxiliando as indústrias a encontrar caminhos de inovação”, comemorou Carlos Trombini, Presidente do Sindratar-SP, em entrevista ao Portal WebArcondicionado.

Na mesma noite ainda foi entregue o prêmio “Agora é que são Elas, Mulheres no AVAC&R”. Entre os três destaques que conquistaram a premiação estão Beatriz Soares, que iniciou a carreira no setor em 2008 ao fazer o curso técnico de Refrigeração e Climatização.

Beatriz, que em um mês de estudos conseguiu um estágio na área, passou de aluna a professora ao participar de um processo depois de terminar o curso. Sua capacidade e dedicação romperam barreiras, como o preconceito que ainda existente no meio.

beatriz-soares-senai

Beatriz Soares, aluna e professora no SENAI, recebe a premiação

“No início foi difícil, tive que aprender a me impor pois alguns alunos eram resistentes por eu saber mais do que eles. Mas com o tempo fui aprendendo a lidar com isso e hoje eles me respeitam muito, então a admiração sempre acabam superando. Hoje eu sinto isso”, contou a profissional, feliz pelo reconhecimento.

Outros nomes que receberam a premiação foram Natasha Farina e Viviane Oliveira – essa última ex-aluna do SENAI formada em 2013 no mesmo curso de Beatriz. Atuando hoje como Mecânica de Ar-condicionado, Viviane comemora ao lembrar que está há quase 8 anos na área. “É gratificante receber o prêmio e ser reconhecida. Pretendo ver o Hackathon Maker, é muito inovador e torço muito para que dê certo”, vibrou uma das vencedoras.

viviane-oliveira-natasha-farina

Viviane Oliveira (esq.) e Natasha Farina (dir.), premiadas no “Agora é que são Elas”

Hackathon Maker no SENAI

hackathon-maker-senai

Falando em Hackaton, a maratona foi uma das novidades do evento e causou uma grande movimentação entre os participantes. Segundo Trombini, o Sindratar-SP foi primeiro sindicato do Brasil a realizar um Hackathon no setor HVAC, contando com o apoio do SENAI-SP e da FIESP.

Foram três dias de mergulho em inovação e tecnologia para construir novas soluções voltadas ao segmento. O desafio consistiu na realização de quatro propostas trazidas pela Chemours, Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, Danfoss e Aeris Tecnologia:

  • A Chemours propôs o desenvolvimento de um projeto de aplicativo mobile com as informações técnicas de seus produtos. A ideia seria facilitar o acesso a esses dados através da consulta nos smartphones;
  • Já o SENAI solicitou a elaboração de um sistema de automação para a escola com requisitos como monitoramento de CO², umidade e temperatura das salas da escola e dados dos sensores;
  • O desafio da Danfoss focou nas válvulas de expansão eletrônica, exigindo a comparação da performance entre as válvulas de expansão termostática x válvula de expansão eletrônica;
  • Por fim, a Aeris Tecnologia sugeriu o desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento de sensores configurável.

As propostas foram reveladas na quinta-feira, dia 23, a partir da explicação desses desafios que os times deveriam cumprir. No sábado, dia 25, os trabalhos foram apresentados pela equipes, seguidos da divulgação dos vencedores da maratona:

equipe-we-ar-hackathon

Equipe We Ar foi a grande vencedora do Hackathon / Fotos: Bárbara Matos

 

equipe-fampec-hackathon

Equipe Fampec

 

Equipe KVF

 

equipe-true-controls-hackathon

Equipe True Controls

 

Palestras Técnicas e Exposição

Os 70 anos de comemoração do SENAI ainda proporcionou ao público diversas palestras técnicas, como as apresentadas pela Ashrae Student Branch São Paulo, Danfoss, Full Gauge Controls, Midea Carrier, Trane, Chemours, entre outras empresas participantes do evento.

A Exposição “História em Imagens” também foi um dos atrativos nesses quatro dias de aniversário, com curadoria do artista plástico Cildo Oliveira, os registros farão parte do acervo da Escola, trazendo à memória uma linha do tempo sobre a evolução da indústria:

Exposição “História em Imagens” SENAI

Exposição “História em Imagens”

A equipe do Portal WebArcondicionado agradece imensamente ainda o apoio de Carmosinda Santos Bárbara Matos, nossas correspondentes que fizeram a cobertura do evento e registraram os momentos mais importantes das atividades.

E você, o que achou da comemoração de 70 anos do SENAI Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo? Se esteve lá, deixe um comentário contando pra gente como foi essa experiência. Se não foi, fique à vontade para compartilhar sua opinião sobre as informações que divulgamos acima.

Redação do Portal WebArCondicionado