Por Danfoss

Tecnologias e boas práticas na instalação e no uso de sistemas durante a pandemia foram elencadas durante simpósio virtual, promovido pela Danfoss no último dia 11

Com a pandemia do , o setor de ar condicionado foi diretamente afetado pelas medidas sanitárias de prevenção à doença por conta de seu papel na mitigação de riscos de contaminação. Este e outros temas ganharam destaque no simpósio virtual promovido pela Danfoss no dia 11 de novembro.

Joan Ordonez, diretor de vendas da Danfoss Cooling América Latina, e Arnaldo Basile, presidente executivo da Abrava, apresentaram tendências para o mercado de ar condicionado no Brasil e no mundo, além dos impactos da pandemia nas projeções para o setor.

Joan Ordonez, diretor de vendas Danfoss Cooling América Latina
Divulgação

Arnaldo Basile, presidente executivo da Abrava
Divulgação

O diretor da Anthares Soluções, Willi Hofmann, explicou sobre os recursos técnicos de filtragem existentes nos sistemas de ar condicionado atualmente. Para ele, é fundamental que as instalações sejam feitas com base nas normas vigentes e que sejam submetidas a manutenções regulares, de forma a mitigar os riscos de contaminação por doenças transmitidas pelo ar, como a covid-19.

Wili Hoffmann, diretor da Anthares Soluções
Divulgação

Posteriormente, Roberto Lamberts, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trouxe uma análise geral sobre ganhos de eficiência energética em edifícios comerciais e mecanismos de inspeção adotados em escala nacional. O especialista destacou a evolução das etiquetagens do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro e o detalhamento das escalas de avaliação presentes no PBE Edifica, aplicado para edifícios comerciais privados e públicos.

Roberto Lamberts, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Divulgação

Em linha com o contexto apresentado pelo professor Lamberts, o diretor e engenheiro da Yawatz Engenharia, Tomaz Cleto, detalhou o case da Danfoss sobre retrocomissionamento de chillers em edifícios comerciais. O profissional destacou, de forma positiva, o trabalho da companhia na identificação de irregularidades e manutenções de peças presentes em sistemas de água gelada. Os processos apresentados resultaram em um aumento anual de eficiência energética estimado em 23%.

Tomaz Cleto, diretor e engenheiro da Yawatz Engenharia
Divulgação

A iniciativa foi encerrada com uma rodada de perguntas dos espectadores aos especialistas. A íntegra do simpósio Desafios atuais do Ar Condicionado em Edifícios Comerciais está disponível no canal da Danfoss no Youtube.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.