Por Gabriela Giacomini,
Redação do WebArCondicionado

Você já tinha ouvido falar antes no damper de ar condicionado? Imagina para que serve? Hoje, além de aprender sobre o que ele é e como ele funciona, você também vai conhecer os tipos de damper.

damper-ar-condicionado-o-que-e

Veja a seguir o que é o Damper de Ar Condicionado e para que ele serve – Imagem: WebArCondicionado

Vamos lá então…

O damper basicamente é um dispositivo aplicado aos sistemas de Climatização com o objetivo de controlar o fluxo e a vazão de ar. Portanto, além de poder ser utilizado em equipamentos de ar condicionado, também é comum em ventilação mecânica, por exemplo, medindo a entrada e saída do ar.

Para explicar melhor para que ele serve e resumir como funciona, vamos dizer que ele atua como um “registro de água” – que você abre e fecha – mas controlando o ar. 

É interessante comentar também que a palavra “damper” tem origem na língua inglesa: “to damp”, verbo que significa “amortecer”. Logo, “damper” poderia ser traduzido como “amortecedor”. E é isso que ele faz. Ou seja, “amortece” o fluxo de ar. 

Damper: Como funciona o Controle do Fluxo e Vazão de Ar

Mas falando agora mais tecnicamente, o damper favorece o balanceamento do sistema instalado, sendo recomendado em específico para o controle de:

  • Fluxo de ar em entrada de ar externo
  • Vazão do ar de retorno
  • Vazão do ar em dutos e ramais de insuflamento

Como falamos antes ao compará-lo a um registro de água, o damper (ou dampers, no plural, como preferir) permite que sua abertura e fechamento sejam feitos através de um conjunto de controle, uma das partes desse dispositivo responsável por essa finalidade.

Nesse processo, é importante travar a posição do balanceamento para estabilizá-lo e garantir a eficiência do damper.

Apesar desse trabalho “manual”, existem dampers automatizados que dispensam essa atenção. Se os filtros na frente do damper estiverem sendo obstruídos, por exemplo, automaticamente ele abre permitindo passar uma quantidade de ar.

Conhecimento para utilizar o Damper

Para quem ainda está se perguntando como na teoria esse controle do damper é executado, saiba que a física explica e define essa questão. Pode-se utilizar a Equação da Continuidade para medir a velocidade do ar em metro por hora e multiplicar pela área da secção transversal disponível. Desse modo, multiplicando metro por hora x metro quadrado, chega-se ao metro cúbico por hora.

Resumindo: fazendo esse balanceamento e controlando o damper, é possível determinar a vazão e a taxa de renovação de ar do ambiente.

Como podemos ver, é necessário possuir um conhecimento prévio para utilizar o damper com pertinência, sabendo diferenciar bem por exemplo pressão estática, pressão dinâmica e pressão total. 

Além disso, saiba ainda que a principal matéria-prima do damper de ar é o aço galvanizado, projetado para ser montado em paredes e dutos. E existem inúmeros tipos de damper no mercado, como veremos a seguir. Mas o funcionamento deles é bem parecido.

Tipos de Damper

O damper de ar é um dos mais populares e importantes tipos de dampers, porém outros não menos tradicionais também merecem destaque, como explicamos logo abaixo:

Damper de Ar

damper-de-ar

Damper de Ar – Imagem: Tork

O mais famoso também é conhecido como damper de ar sob pressão. O aparelho funciona abrindo e fechando automaticamente dependendo da pressão do fluxo de ar. É utilizado em ventiladores, dutos, paredes, portas e divisórias, em insuflamento ou descarga em ventilação e exaustão.

Damper Corta-Fogo

damper-corta-fogo

Damper Corta-Fogo – Imagem – Difus-ar

O damper corta-fogo tem como objetivo isolar determinadas áreas do fogo em projetos de ar condicionado e ventilação. Ele serve para interromper a propagação de chama através do fechamento de tampa com isolamento térmico.

Dampers de Sobrepressão

Dampers-Sobre-Pressao

Dampers de Sobre Pressão – Imagem: Trox

Os dampers de sobrepressão são projetados para ser montados em paredes, dutos, tanto para insuflamento como exaustão e que se abrem com a sobre pressão, quando o sistema é desligado as lâminas se fecham automaticamente.

Todos esses modelos de damper também são conhecidos como dampers industriais devido a sua aplicabilidade nas instalações das indústrias e laboratórios. 

Nesses ambientes o uso do damper se torna extremamente importante, tornando o ar respirável ao proporcionar sua renovação em meio aos materiais tóxicos que circulam nesses locais. 

Além dos dampers citados acima, ainda vale comentar que existem diversos outros tipos: damper circular, motorizado, de pressurização, elétrico, por exemplo.

Agora que você entende melhor o que é o damper de ar condicionado e como funciona, veja como comprar esse componente.

Para conversar com outros profissionais sobre esse assunto e esclarecer dúvidas você pode acessar o Fórum do Ar Condicionado e aprimorar seu conhecimento.