Redação Portal WebArCondicionado

Na década de 50 foi construído em Austin, no Texas, o Air Conditioned Village, um bairro exclusivo para testar a ideia do ar-condicionado doméstico.

Austin Air Conditioned Village serviu para diversos testes

O Texas é um estado norte-americano famoso não só por seus cowboys, mas também pelas altas temperaturas. Com a intenção de contribuir nesse cenário, na metade do século XX, a Associação Nacional de Construtores de Casas surgiu com a nova ideia de usar equipamentos de ar condicionado em um ambiente residencial.

Para dar sequência a esse plano embrionário, foi construído um pequeno bairro com 22 casas na cidade de Austin. Essas residências faziam parte de vários testes de métodos de construção, incluindo a instalação de ar-condicionado e experimentos sociais implementados por dezenas das principais empresas de ar-condicionado do país, construtores e cientistas sociais. Os construtores experimentaram várias características e tecnologias diferentes, incluindo barreiras radiantes, coberturas brancas, sombreamento, frontões ventilados, ventiladores de sótão e novos materiais de isolamento.

Lembramos que nessa época o ar-condicionado ainda era um artigo de luxo só encontrado em ambientes comerciais. As casas de Austin Air Conditioned Village foram o start para o início da produção em série de aparelhos de ar condicionado residenciais.

Leia também: A História do Ar-Condicionado: Linha do Tempo Completa

Muitas casas da Austin Air Conditioned Village estão de pé até hoje

Devido às rígidas políticas de Austin sobre novos empreendimentos, muitas casas ainda estão de pé até hoje, preservando a história.

Se um dia você for a cidade texana, não deixe de visitar. As casas estão localizadas no bairro de Allandale, ao redor do quarteirão formado pelas ruas Twin Oaks Drive, Daugherty Street, Park View Drive e Nasco Drive.

Essas casas contam um pouco da trajetória de tornar o ar-condicionado um equipamento possível para o conforto residencial de todas as classes.

Leia mais: O Inventor do ar-condicionado: Quem foi Willis Carrier

Veja mais algumas fotos da época:

Jornal da época

Técnico inspeciona uma das unidades de ar-condicionado em uma das casas

Homens em frente ao centro de informações para o conjunto habitacional. À direita, há uma grande placa com informações sobre a vila, seus patrocinadores e desenvolvedores.

Gostou de saber dessas histórias? Comente abaixo. Até a próxima.