Redação WebArCondicionado

Uma dúvida frequente entre os usuários é sobre a condensadora, a unidade externa. Comprar a convencional, modelo clássico ou optar pelos novos circulares (redondas) disponíveis no mercado? Nesse texto vamos explicar as diferenças básicas entre os dois modelos.

 

Descarga de ar da condensadora de ar-condicionado redonda e quadrada

A principal diferença está na descarga do ar, sendo que a condensadora quadrada, a descarga é horizontal e na condensadora redonda, a descarga é vertical. Essa diferença pode ser fundamental para a instalação, então é a premissa básica na hora de escolher o modelo ideal.

 

Exemplo de defletor para condensadora redonda.

 

Veja bem, digamos que será instalada a condensadora na parte de fora da casa, claro, mas logo abaixo de um telhado ou alguma barreira, seja de concreto ou madeira, que tenha na parte de fora do ambiente. Se a condensadora é quadrada, com a descarga de ar saindo na horizontal, isso não será um problema. Caso a condensadora fosse circular, com saída de ar na vertical, esse cenário seria um problema, pois a descarga de ar teria um impeditivo. Já existem defletores arredondados que ajudam para que isso não aconteça nas condensadoras com descarga vertical.

Caso a condensadora tenha que ficar no chão, por exemplo em uma sacada, a condensadora redonda, com descarga de ar para cima, se torna uma opção mais adequada, visto que a quadrada jogaria o ar na vertical e seria impedido pelas limitações laterais da sacada.

Leia também: Condensadora Circular de Split é boa? Conheça Modelos e Marcas

Características das condensadoras redondas e quadradas do ar-condicionado

Diversas marcas já possuem a condensadora redonda, também conhecida como circular e barril. Springer Midea, Comfee, Philco, Electrolux, Agratto, Admiral, Britania, Vogga, Tempstar, são algumas das que optaram que alguns modelos utilizem a circular, embora alguns modelos da própria marca também sigam com a quadrada.

De acordo com a Springer Midea, “a condensadora circular é até 30% mais leve e a saída de ar vertical facilita a dissipação do ar e evita que ele atinja plantas e pessoas que estiverem ao lado da condensadora. Além disso, é possível instalar duas ou mais condensadoras, uma ao lado da outra, com apenas 5cm de distância entre elas”.

Sobre ruídos, os fabricantes dizem que as circulares fazem menos barulho, porém alguns técnicos que conversamos dizem que depende, pois a circular possui o compressor centralizado e sem proteção interna anti-ruído, então o ideal é ler as características do produto específico no momento da compra.

Quanto aos suportes, o mesmo utilizado para a condensadora quadrada pode ser utilizado a condensadora circular, pois seus apoios de fixação têm as mesmas formas.

Leia mais: Ar-Condicionado vem com Suporte? Veja os diferentes Tipos

Comente abaixo sua experiência com os modelos, queremos saber sua opinião. Até aproxima.