Evento será realizado entre os dias 23 e 25 de novembro
CONBRAVA reforçará importância do AVAC-R

CONBRAVA reforçará importância do AVAC-R./Imagem: Reprodução

Em 23 de setembro, aconteceu o webinar para discutir os pontos que serão abordados no Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (CONBRAVA). O encontro reuniu gestores representantes das mesas-redondas de Qualidade do Ar Interno, Eficiência Energética, Fluidos Refrigerantes e Tratamento de Águas em sistemas AVAC-R.

Na abertura da atividade, o engenheiro Leonardo Cozac, Presidente da Comissão Organizadora, destacou que é o primeiro evento de lançamento do CONBRAVA. “Uma ação histórica para o lançamento do maior congresso da América Latina”, afirma ele.

De acordo com a comissão organizadora desta edição, o Congresso pretende mostrar a importância dos setores de climatização e de refrigeração para a sociedade. Arnaldo Basile, presidente da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento) enfatizou que a CONBRAVA está no DNA da associação, pois gera conteúdos, difunde conhecimentos e apoia o desenvolvimento tecnológico.

Os coordenadores das quatro mesas-redondas, cada uma sobre uma temática, puderam destacar alguns dos pontos ao longo do webinar. O professor Roberto Peixoto, coordenador da mesa-redonda de Fluidos Refrigerantes informou que o formato será similar ao das edições anteriores.

Serão abordados o setor de refrigeração e de ar-condicionado com relação aos gases refrigerantes. A mesa vai reunir representantes dos setores produtos, importadores e usuários.

Coordenada pelo engenheiro José Carlos Felamingo, a mesa-redonda de Eficiência Energética vai abordar o momento de crise energética do país. Tema que ganhou notoriedade após a pandemia da Covid-19, a mesa-redonda sobre Qualidade do Ar interno tem como coordenador o professor Antonio Luis de Campos Mariani.

Mariani destacou que o assunto está em evidência desde que foi publicada a portaria 3523 em 1989, em garantia a qualidade do ar de interiores e prevenção de riscos à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados. As temáticas ventilação e o uso do ar-condicionado foram discutidas por especialistas das áreas técnicas, médicas, empresariais, entre outras.

Pela primeira vez na CONBRAVA, a mesa-redonda de Tratamento de Águas em sistemas AVAC-R é comandada por Charles Domingues. A temática será tratada no Congresso no momento em que o Brasil enfrenta uma crise hídrica.

Confira o webinar pré-CONBRAVA na íntegra

Neste ano, a edição da CONBRAVA reforçará a importância do AVAC-R. O evento acontece entre os dias 23 e 25 de novembro e tem como tema “Tendências e Impactos do AVAC-R na qualidade de vida e segurança das pessoas”, no São Paulo Expo – SP.

Em formato híbrido – atividades online e presenciais -, as inscrições para participar do evento estão abertas. Pode consultar a programação e garantir sua participação neste link.

Redação WebArCondicionado – Com informações da ABRAVA