Redação WebArCondicionado

Geralmente esquecido pelo usuário, já que fica na parte de fora da casa ou empresa e muitas vezes não está à vista, a unidade condensadora, ao mesmo tempo conhecida como unidade externa, também necessita de cuidados.

Manutenção e limpeza da condensadora do ar-condicionado

A sujeira da condensadora pode interferir até mesmo no funcionamento do aparelho, pois assim como filtros sujos podem interferir, no caso da unidade externa é a mesma coisa, assim como qualquer unidade e peça do ar-condicionado.

Sendo assim, a limpeza da condensadora é fundamental para o bom funcionamento do aparelho. Geralmente essa manutenção preventiva está incluída no PMOC, garantindo assim maior vida útil do aparelho e o bom funcionamento.

Leia também: Cuidado com produtos utilizados na limpeza do ar-condicionado

Cuidados na limpeza da condensadora do ar-condicionado

Na maioria dos casos, uma boa limpeza pode ser realizada anualmente, tudo vai depender do local onde a condensadora está, se tem muita incidência de poeira, por exemplo.

Quanto a limpeza em si, o usuário pode realizar alguns cuidados externos, como utilizar uma escova para limpar os buraquinhos da unidade ou até mesmo um aspirador de pó.

Para limpezas maiores, o aconselhado é contatar um profissional que poderá, se necessário, desmontar a unidade externa e realizar uma limpeza total da condensadora.

Com equipamentos adequados, profissionais poderão utilizar jato de água de baixa pressão e até mesmo o jato de ar comprimido, cuidando sempre para não amassar e não danificar nenhum item.

Caso a sujeira esteja mais impregnada, poderá ser utilizado produtos químicos específicos para esse tipo de limpeza e retirar crostas que estejam na serpentina, por exemplo. A utilização desses produtos deve ser realizada por profissionais, sendo cuidado o que diz nos rótulos das embalagens e utilizando-os da maneira correta.

Leia mais: Higienização do Ar-Condicionado: Como aplicar produtos

Vale ressaltar também, que não é recomendado utilizar álcool, ceras ou solventes em peças plásticas. Além disso, a análise do profissional poderá identificar ferrugens e demais avarias, que poderão ser facilmente corrigido com esmaltes sintéticos e demais produtos específicos para cada situação.

O que achou de nossas dicas? Comente abaixo.