Redação WebArCondicionado, com informações do Olhar Digital

 

 

Acabou oficialmente o inverno no Brasil. Daqui até chegarmos no verão, a temperatura média vai aumentando cada vez mais. E aí cresce a procura por aparelhos de ar-condicionado domésticos.

Com o calorão, ter uma casa climatizada é muito bom, não é mesmo? Mas você sabe como escolher o melhor aparelho para refrigeração doméstica? São muitos modelos e especificações para levar em conta. É sempre bom conversar com um técnico ou vendedor especializado para fazer a melhor compra possível – mas saber algumas informações básicas já ajuda bastante a começar a fazer sua escolha.

Ah, e não se esqueça que em menos de 60 dias acontece a Black Friday, uma ótima oportunidade para comprar um aparelho de ar-condicionado com descontos. O WebArCondicionado te avisa quando a data chegar: https://www.webarcondicionado.com.br/black-friday-ar-condicionado

Enquanto isso, que tal ir vendo qual o melhor aparelho para a sua casa?

Qual é a potência ideal em BTUs?

Uma especificação muito importante dos aparelhos de ar-condicionado é a potência, que é medida em BTUs (British Thermal Unit, ou unidade térmica britânica em português).

Para saber quantos BTUs são necessários para a refrigeração suficiente da sua casa (ou de algum cômodo), existem tabelas e apps para fazer esse cálculo. O WebArCondicionado tem uma calculadora de BTUs para você usar: https://www.webarcondicionado.com.br/calculo-de-btu

Essa cálculo já pode ajudar bastante. Para o desempenho ideal do aparelho, é bom também consultar um profissional técnico para uma análise detalhada do ambiente.

Tipos de aparelho

Consultar um técnico também ajuda você a escolher o melhor tipo de aparelho de ar condicionado para seu ambiente. Os modelos do tipo “janela” são mais indicados para cômodos pequenos, com pouco espaço. Já os do tipo “split” dominam, hoje, o mercado residencial. Os “split” são formados por duas unidades: uma interna e outra externa – por isso, você precisa ter um lugar do lado de fora do cômodo para acomodar parte do aparelho.

Existem também os modelos portáteis, uma boa opção para climatização doméstica. Apesar de, no geral, serem menos silenciosos e relativamente mais caros, eles dispensam o trabalho de instalação e podem ser levados da sala para o quarto com muita facilidade.

Tecnologias

Existem basicamente duas tecnologias diferentes nos aparelhos de ares-condicionados domésticos: a convencional e a “inverter”. O diferencial dos aparelhos “inverter” é que eles mantém a temperatura desejada sem precisar ficar ligando e desligando o tempo todo. Por isso, esses modelos são mais econômicos e silenciosos.

Observe também outros recursos e funções dos aparelhos, como a opção de direcionar o ar de forma indireta, o controle via wi-fi para celular, os sensores de presença e movimento, entre outros.