Por Yuri Correa
Redação do WebArCondicionado

O chocolate é amado por muitas pessoas. E mesmo sendo um dos doces mais populares do mundo, poucos sabem como guardá-lo para conservar seu sabor e textura no calor do Brasil.

E num país quente como o Brasil, chega a Páscoa e o cidadão precisa escolher entre guardar a barra ou o ovo na geladeira ou deixá-los derreter do lado de fora. Hoje vamos te ensinar qual dessas soluções é a melhor.

com-guardar-conservar-chocolate

Aprenda como conservar da melhor maneira – imagem: WebArCondicionado.

Onde pode Guardar o Chocolate?

O melhor lugar para guardar o chocolate é dentro de uma caixa feita de papelão. E a melhor temperatura para ele fica entre os 12ºC e os 20ºC, para não derreter.

Essa temperatura é difícil de encontrar no Brasil sem um ar-condicionado. Então o recomendado é deixá-lo em um ambiente climatizado de preferência, longe do sol, da luz e de qualquer fonte de calor. Na verdade, o mais recomendado nem é armazenar o chocolate na geladeira.

O melhor é guardá-lo nessa caixa ou dentro de um vidro em outra parte da casa.

O Chocolate derrete com Qual Temperatura?

A maioria é feita com manteiga de cacau. E esse é um dos segredos do seu gostinho tão viciante. O problema é que essa manteiga derrete com 34ºC de temperatura.

A própria temperatura do corpo humano é de 36ºC. Então até na mão o chocolate derrete.

Alguns deles são feitos com outras gorduras e possuem conservantes, aí nesse caso eles duram mais. O problema é que o gosto muda também.

Se o Chocolate Derreter fica Ruim?

Quando ele derrete, acontece um efeito chamado “Fat Bloom”. Esse efeito é um tipo de cristalização das gorduras.

Muda a textura, mas não o gosto.

Pode Guardar o Chocolate na Geladeira?

Para não deixá-lo derreter, muita gente guarda esse tipo de doce na geladeira. Mas isso não é bom. A baixa temperatura causa um efeito chamado de “Sugar Bloom”.

O Sugar Bloom é uma cristalização do açúcar. Ele altera o gosto e a textura do doce. Ele acontece porque o chocolate é um produto higroscópico. Traduzindo: ele absorve muita umidade.

Isso também facilita para que ele pegue o gosto de outros alimentos dentro da geladeira.

O Sugar Bloom do Chocolate

Na hora de tirá-lo da geladeira, ele está frio. Aí a umidade se forma na superfície e dissolve os açúcares. Quando a água evapora, ficam umas manchas brancas e a textura dele fica enrugada.

Essas manchas parecem com mofo. Mas além da aparência ruim, o gosto também fica diferente.

Não tem jeito, vai ter que ser na Geladeira

É claro que se estiver fazendo um calor infernal lá fora, não tem jeito. O melhor é guardar ele numa geladeira mesmo. Mas nesse caso:

  • Coloque o chocolate dentro de uma proteção
  • Plástico não é bom, pois não protege da umidade
  • Potes de vidro, caixas de papelão ou saquinhos herméticos são ideais
  • Retire-o de dentro da geladeira ao menos 2 horas antes do consumo
  • Deixe-o voltar à temperatura ambiente por 2 horas, dentro das proteções

Parece uma operação muito complexa só para comer um chocolate? Mas essa é a realidade de quem precisa armazenar ele na geladeira.

A Solução Ideal para Conservar o Chocolate

Como dito antes, a melhor maneira para guardá-lo e conservá-lo é dentro de uma embalagem ou caixa de papelão, num ambiente com temperatura amena (no máximo 20ºC).

O papelão é o material perfeito pois ele filtra a umidade que vem de fora, impedindo que o chocolate a absorva. O plástico já não funciona tão bem, enquanto o vidro é outra boa solução.

O ideal para conservar o chocolate é sempre mantê-lo em temperaturas ambientes que não vão alterar sua composição. Se quiser saber mais, escrevemos uma postagem só falando sobre o que acontece com o chocolate dentro da geladeira, é só acessar esse link aí.

Compartilhar: