Em época de vacinação, a Cadeia do Frio volta à tona na grande mídia e sua importância é fundamental para manter a qualidade dos imunizantes

Cadeia do Frio

As vacinas estão em destaque ao redor do mundo por conta da Covid-19. Para que chegue de forma adequada até a população, existe toda uma cadeia que precisa perfeitamente para não comprometer a usabilidade do imunizante. Toda a logística envolvida no processo é chamada de Cadeia do Frio.

A logística de diversos itens da saúde sempre contaram com desafios específicos. Por causa da pandemia, as cadeias de abastecimento estão sob pressão para gerenciar com eficácia a introdução e distribuição de novas vacinas contra COVID-19.

Quando se trata de temperatura e saúde, os níveis devem ser precisos. Por exemplo, o aumento ou diminuição na temperatura ou umidade de locais onde são armazenadas, podem comprometer e tornar as vacinas ineficazes.

Cadeia gera menos perda para a população

Conforme o Instituto IQVIA para Ciência de Dados Humanos, a indústria biofarmacêutica perde aproximadamente US$ 35 bilhões dólares por ano pelas falhas na logística de temperatura controlada. Para se ter noção, 20% dos produtos sensíveis à temperatura são danificados porque a cadeia do frio é interrompida durante o transporte.

Segundo a pesquisa do Fórum Econômico Mundial, mais de 50% das vacinas são desperdiçadas em todo o mundo anualmente. Os motivos são pelo controle de temperatura, pela logística e por questões relacionadas ao transporte. Por isso, não pode haver desperdícios pela negligência ou falta de cuidados recomendados relacionados ao armazenamento das vacinas.

O sistema de armazenamento, transporte e administração das vacinas deve ser planejado. Quem faz deve conhecer detalhadamente os desafios. Imprevistos podem ocorrer, assim como falhas de equipamentos.

É recomendado saber como fazer e qual o prazo máximo que pode haver para um possível conserto. Na área de informações e ações, nada pode sair do controle, pois vidas podem ser comprometidas. Pela alta demanda por vacinas, cada dose perdida será sentida profundamente.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: