Você que lê BTU em todos os lugares onde aparecem informações sobre ar-condicionado, inclusive aqui em nosso Blog, já deve ter se perguntado: Afinal de contas, o que significa BTU?

BTU é uma sigla para o termo em Inglês British Termal Unit, o que traduzindo para a língua portuguesa seria “Unidade Térmica Britânica”. BTU é uma unidade de medida para calor (energia térmica).

1 BTU é definido como a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de uma libra (453,6 gramas) de água em um grau Farenheit (oF) ≈ 0.5556 oC.


No caso do ar, o que se sabe é que 0.24 BTUs são necessárias para modificar a temperatura de uma libra de ar em um grau Farenheit. O aparelho de ar-condicionado funciona retirando BTUs de calor do ar para resfriar o ambiente.

No entanto, o número de BTUs informados com as especificações dos aparelhos de ar-condicionado tem um significado um pouco diferente…

Para aparelhos de ar-condicionado, BTU é usado como Medida de Potência de Refrigeração. Para sistemas de resfriamento e aquecimento, BTU é na verdade uma abreviatura para BTU/h (BTU por hora). Lembrando das aulas de física…. a potência é definida como quantidade de energia (BTU nesse caso), por tempo.

De fato:

1000 BTU (BTU/h) = 0.293 kW (kilowatts de potência térmica)

Dessa maneira, um aparelho de ar-condicionado de 9000 BTUs vai ter uma potência ou capacidade total de refrigeração de 2.64 kW (informação que aparece nos manuais dos aparelhos).

Vamos usar um exemplo para entender melhor: um aparelho de 12.000 BTUs vai resfriar uma maior quantidade de ar do que um aparelho de 9000 BTUs ligado pelo mesmo período de tempo. Daí surgem as tabelas sugerindo quantos BTUs são recomendados para ambientes de diferentes tamanhos:

Para calcular a potência ideal para sua casa ou trabalho use nossa calculadora de BTUs AQUI!

Só não confunda Potência de Refrigeração (BTUs ou kW) com Potência Elétrica (kWh).

Uma outra informação importante para se considerar na hora de comprar um aparelho de ar-condicionado é o consumo de energia. O consumo vem também indicado em unidades de potência: kWh (kilowatt hora). No entanto, o consumo se refere à potência elétrica demandada pelo aparelho para funcionar e é útil para calcular o valor da conta de luz.

Use nossa calculadora de consumo para estimar o valor da sua próxima fatura.

Embora a capacidade de refrigeração (BTU) e consumo (kWh) sejam medidas de potências diferentes, existe uma relação entre elas. Quanto maior for a capacidade de um aparelho, tanto maior será a potência elétrica demandada por ele. De fato, é possível estimar o consumo de um aparelho baseado no número de BTUs. Porém, é importante considerar outros fatores para o cálculo https://www.webarcondicionado.com.br/como-converter-btu-para-watt.

Baseado nisso, uma dica final: Aparelhos com a mesma capacidade de refrigeração (BTUs) podem ter consumos de energia diferentes (https://www.webarcondicionado.com.br/qual-modelo-de-ar-condicionado-e-mais-economico-janela-ou-split).

Por isso, preste atenção para as especificações antes de tomar uma decisão, e qualquer dúvida entre em contato conosco! Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas: https://www.webarcondicionado.com.br/contato.

 

Redação WebArCondicionado