Veja para que serve e como instalar a peça usada quando não tem ponto de drenagem perto do aparelho

bomba de dreno do ar-condicionado

Descubra agora para que serve, como funciona e como instalar a bomba de dreno do ar-condicionado./Imagem: Reprodução do site da Frigelar

Em algumas instalações é necessário usar a bomba de dreno do ar-condicionado. Por exemplo, quando a unidade interna – evaporadora – ficará numa altura mais baixa em comparação a unidade externa – condensadora -. O componente também poderá ser usado quando o caimento não for o suficiente, mesmo que a parte externa fique mais baixa do que a interna.

Nesses tipos de situações, o profissional técnico fica impossibilitado de colocar o sistema de drenagem com os canos de dreno. Esse problema acontece porque a água que sai da evaporadora vai para a condensadora por gravidade.

Para que entenda como funciona o cano de dreno do aparelho de climatização, acesse nossa matéria que tem tudo bem explicadinho. Voltando à bomba de dreno do ar-condicionado, descubra agora para que serve e como instalar!

Para que serve a bomba de dreno?

A bomba de dreno do ar-condicionado manda a água da evaporadora para a condensadora, mesmo com a segunda instalada num ponto mais alto. Mas como funciona? Se a bandeja da evaporadora encher, a peça que é instalada no aparelho leva a água para cima.

Quando a unidade externa é colocada numa altura mais elevada comparada à unidade interna, a peça precisa ser instalada no ar-condicionado. Por esse motivo, a bomba de dreno do ar-condicionado é a solução para aquele tipo de condição.

Como instalar a bomba de dreno?

Nos baseamos no manual de operação da bomba de dreno da marca Elgin para mostrar como fazer a instalação. Confira como colocar a peça no ar-condicionado!

1 – Escolha o reservatório de sua instalação;
2 – Verifique se a boia foi colocada com a face magnética virada para cima;
3 – Transfira o filtro (se necessário) para o reservatório;
4 – Conecte o reservatório no dreno de água do evaporador (Se usar outro reservatório até a bomba para evitar vazamento, conecte na lateral da bomba o cabo de ligação);
5 – A bomba de dreno do ar-condicionado precisa ser instalada com muita atenção para evitar vibração;
6 – Use um tubo de plástico (PVC) com diâmetro interno de 6 milímetros, conecte o reservatório até a bomba de forma que não ocorra vazamento. Conecte na lateral da bomba o cabo de ligação;
7 – Com o mesmo tubo, conecte a saída da bomba para que faça o escoamento para a parte final de drenagem;
8 – Análise se o tubo está dobrado ou amassado, pois isso diminui o desempenho da peça;
9 – Evite que o tubo tenha comprimento superior a 25 metros e que seja instalado com desnível superior a 20 metros.

Bem como o ar-condicionado, a bomba de dreno precisa de manutenção. É indicado que o seja removido e limpo uma vez a cada seis meses o filtro e o reservatório. Isso porque se a peça ficar entupida, pode deixar o aparelho naquele pinga pinga de água desconfortável.

Redação WebArCondicionado