Redação Portal WebArCondicionado

O presidente do STF, Dias Toffoli, foi internado domingo no com pneumonite por hipersensibilidade e a suspeita é que tenha relação com a exposição a fungos, ácaros ou bactérias espalhados pelo ambiente de trabalho.

Boletim médico cita ácaros ambientais e avaliação do sistema de ar

Conforme Boletim Médico, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, a internação tem alta probabilidade de ter sido gerada em razão das instalações no Tribunal. Ainda segundo o hospital onde o ministro está alocado, ele está fora de perigo e em fase de recuperação do quatro de pneumonia.

Em nota assinada pela cardiologista intensivista Ludhmilla Hajjar, o pneumologista João Pantoja, e o diretor-geral do hospital, Pedro Henrique Loretti, dizem que “o diagnóstico médico também indica a alta probabilidade de a reação alérgica ter sido ocasionada em razão das instalações prediais laborais, em especial pelos sistemas de ar-condicionado. Em razão disso, a cardiologista intensivista Ludhmilla Hajjar indicou ao Supremo Tribunal Federal a realização de um estudo do ambiente de trabalho, com a coleta de materiais e avaliação do sistema predial de ar-condicionado”.

Uma equipe de especialistas em poluição ambiental e bioaerossóis começa nesta semana uma vistoria nos equipamentos de ar-condicionado do STF. O magistrado ainda não tem previsão de alta. Toffoli também fez teste para o diagnóstico de Covid-19, mas o resultado foi negativo.

Leia também: Como saber se os Dutos do Ar-Condicionado precisam ser limpos

Atenção aos filtros e dutos do ar condicionado

O risco de contaminação em ambientes mal cuidados é iminente, por isso, manter os filtros e dutos limpos é essencial para a saúde dos usuários.

Vale lembrar o caso ocorrido em 1998, onde ministro das Comunicações na época, Sergio Motta, morreu por infecção pulmonar, ao contrair a Legionella pneumophila (bactéria que se aloja no ar condicionado), devido à falta de manutenção do sistema de seu gabinete. Após o ocorrido, o Ministério da Saúde passou a exigir a higienização mensal dos aparelhos ar condicionado.

Leia mais: Cuidado com a Legionella: Bactéria que pode se alojar no ar-condicionado

Comente abaixo os cuidados que você tem com os filtros e dutos do seu sistema de ar condicionado. Até a próxima.