marco-botta-colunistaPor Marco Antonio Garcia Botta*

 

inverter-ambientes-coletivos

Você já deve ter se questionado sobre a tecnologia INVERTER, e não é a toa, essa tecnologia tem as mais diversas explicações dos fabricantes de condicionadores de ar. Por exemplo, a DAIKIN em seu site cita que INVERTER é: “A tecnologia que controla a velocidade do motor visando economizar energia e evitar desperdícios desnecessários”, já a SAMSUNG em seu site cita que a tecnologia digital inverter é: “A tecnologia Digital Inverter permite menor consumo de energia e menor nível de ruído, pois seu compressor trabalha sempre com a mínima potência necessária para manter a temperatura desejada, evitando picos de energia e gerando economia de até 60% quando comparado a equipamentos convencionais etc”.

Como é de conhecimento dos técnicos de ar-condicionado, a tecnologia de ponta inserida no sistema de condicionamento de ar é a disponibilidade do inversor de frequência conhecida como Inverter.

Muitos ainda se perguntam, o que é a tecnologia Inverter?

o-que-e-inverter

Ar-condicionado Inverter: O que é?

Ao usar a expressão “tecnologia Inverter” pensamos em um compressor com frequência variável, no entanto, essa tecnologia está se estendendo aos motores dos ventiladores da unidade condensadora e aos motores de turbina das evaporadoras. Em resumo, quando aplicada a todos os motores e compressores de um sistema, permite que o mesmo tenha uma redução considerável no seu consumo energético.

Porém, essa tecnologia por vezes gera algumas dúvidas em iniciantes do ramo e até mesmo em profissionais com grande experiência, sendo uma delas: O sistema Inverter é eficaz para áreas comerciais, escritórios, entre outros onde ocorre grande variação de carga térmica?

Como resposta, sim, com certeza sim.

Pensemos!!!

Diferença entre Inverter e ON/OFF

Indiferente do local de instalação do sistema Inverter ou do sistema antigo conhecido como ON/OFF, o que provoca o funcionamento do sistema é a variação da carga térmica desse ambiente. Ou seja, quando é detectado uma temperatura acima do delta “t” determinado pelo usuário através do controle, ambos os sistemas entrarão em funcionamento, sendo a diferença entre esses a potência pela qual ambos entram em funcionamento. Veja o exemplo abaixo:

diferença-on-off-inverter

O que isso significa em termos funcionais é que o inversor pode ajustar a velocidade na qual o sistema funciona. Isso é diferente de um compressor ON/OFF, porque sem um inversor o compressor tem apenas uma velocidade que corresponde a 100% de sua capacidade. Quando o compressor ON/OFF é ligado permanece assim até que a temperatura do ambiente atinja o delta desejado e em seguida é desligado causando variações entre o liga e desliga, já um compressor com tecnologia inversora garante um funcionamento com uma ampla faixa de velocidades flutuando entre 20% e 80% de sua capacidade na maioria do tempo.

Essa variação na frequência do compressor altera essencialmente a capacidade de refrigeração e/ou aquecimento do condicionador de ar. Em outras palavras, podemos conjecturar um equipamento de 5TR (60.000 BTU) que associado ao inversor de frequência, quando funcionando a 100% de sua capacidade estaria com aproximadamente 60Hz, fato esse que causaria um consumo energético máximo e similar ao sistema ON/OFF. Porém, esse sistema tem como premissas de projeto manter um funcionamento com frequência reduzida dependendo da carga térmica a ser retirada do ambiente.

Sabendo o que é a tecnologia inverter, nasce uma nova dúvida, quais são as vantagens dela?

economia-de-energia-inverter

Agora que sabemos o que é a tecnologia do inversor atuando no sistema, vamos citar essas vantagens.

Vantagens da Tecnologia Inverter

Menos agressivo ao meio ambiente
O sistema inverter oferece velocidade variável do compressor enquanto que o compressor ON/OFF é fixo, o que significa que esse último trabalha com carga total sempre. O sistema Inverter ajusta a potência de acordo com a temperatura na sala, resultando em menor consumo de eletricidade e maior economia de energia. Além dessa vantagem esse sistema utiliza o fluído refrigerante R410, que é considerado um fluido ecológico devido à ausência de CFCs (clorofluorcarbonos) – substâncias à base de cloro que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente ao causar danos à camada de ozônio, assim como é atóxico e não inflamável.

Economia de dinheiro
A concepção dos condicionadores de ar Inverter permite ao compressor desse sistema funcionar em cargas parciais na maior parte do tempo, com isto, o consumo energético é reduzido, assim como os quilowatts consumidos.

Eficiência Energética
A tecnologia Inverter é considerada a mais atual tecnologia inserida no sistema tratando-se de eficiência energética. No equipamento Inverter o resfriamento e o aquecimento são gerenciados de maneira eficiente e sem desperdício de energia, já os sistemas anteriores tinham o rótulo de consumir muita eletricidade independente da forma de uso.

Nível reduzido de ruído
O vilão da história no tangente a ruído – o compressor -, no caso do sistema Inverter não liga e desliga o tempo todo, permanecendo em funcionamento com frequências reduzidas e causando uma redução considerada no nível de ruído desse componente.

Essas são algumas das muitas vantagens que o sistema Inverter tem.

modelo-colunista-marco

* Lembramos que esse texto é de autoria do nosso colunista do dia. Respeitamos qualquer tipo de opinião, pensamento ou consideração sobre o assunto abordado. 

banner-entreprodutos-procurando-por-instalacao

Quer ser nosso colunista e ganhar visibilidade no maior portal de climatização do Brasil? Entre em contato com o WebArCondicionado.

Colunista do Portal WebArCondicionado