Espaço funciona com sistema de ar-condicionado movido a combustão de madeira, com emissão de carbono 100% neutralizada

Ar-condicionado sem eletricidade

Saiba como é o funcionamento do ar-condicionado sem eletricidade, que resfria “hotel verde”, no Sri Lanka./Imagem: Jetwing Hotel Group.

Imagine um hotel com um objetivo ambicioso: suprir toda a demanda energética com fontes de energia renováveis. Pois isso já existe. No Sri Lanka, um país insular ao sul da Índia, a rede de hotéis Jetwing opera totalmente sem fontes de energia elétrica convencionais.

O hotel, que tem dez unidades no país, funciona em parte com energia solar. Mas o grande responsável por dispensar as fontes energéticas não renováveis é um sistema especial de ar-condicionado. Toda energia necessária é obtida da queima de madeira de canela.

O sistema de ar-condicionado foi desenvolvido pela GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). A empresa alemã é voltada ao desenvolvimento sustentável e tem como principal acionista o governo federal da Alemanha.

Segundo a GIZ, metade do consumo de eletricidade de um hotel vem da refrigeração e do ar-condicionado. Esses sistemas são igualmente responsáveis por metade da “pegada de carbono” deixada por um hotel. A empresa estuda implantar o seu sistema de refrigeração sem eletricidade gradualmente em todo o Sri Lanka, o que reduziria as emissões de gases do efeito estufa em 45% até 2030.

Funcionamento do ar-condicionado sem eletricidade

O sistema de ar-condicionado dos hotéis Jetwig esfria o ar através de água gelada, sem o uso de qualquer gás refrigerante. Todo o ciclo de resfriamento funciona assim:

  1. A madeira é queimada em altíssimas temperaturas para que se gere o mínimo de gases de efeito estufa na combustão.
  2. O vapor quente abastece um refrigerador que funciona, justamente, por absorção de vapores de água. Através de uma rede de tubulações, esse sistema vai abastecer todo o hotel com água gelada.
  3. A água gelada é bombeada pelas tubulações dentro das paredes e resfria a edificação. O efeito é intensificado com a ajuda de ventiladores.
  4. Depois que a água gelada aumenta de temperatura, ela é ligeiramente resfriada em tanques no topo da edificação e retorna para o refrigerador do sistema.
Ar-condicionado sem eletricidade

Sistema de ar-condicionado sem consumo de eletricidade./Imagem: Divulgação/GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit)

Os fornos para queima da madeira e a operação do sistema de refrigeração são inicialmente mais custosos. Mas, no longo prazo, o investimento se paga. O atual administrador do hotel, fundado pelo seu pai nos anos 1970, conta que sempre houve uma preocupação ecológica no empreendimento.

Como se neutraliza a emissão de CO2 na queima da madeira?

O CO2 emitido na queima da madeira de canela é equivalente ao que é absorvido no crescimento das árvores. Por isso, o sistema consegue neutralizar sua pegada de carbono.

Segundo a Deutsche Welle, até pouco tempo a madeira usada para a queima era um resíduo da produção de canela. Agora, os agricultores a vendem ao hotel, o que dá um grande valor agregado para a economia e para o ecossistema.

Redação WebArCondicionado – Com informações da Deutsche Welle