Atualizado em 09/04/2020 por Gabriela Giacomini
Redação do WebArCondicionado

Diariamente respiramos em média 14 mil litros de ar, e ainda assim pouco nos importamos com o ar que inspiramos. Para promover a importância da qualidade do ar, foi lançado no mercado o ar condicionado Samsung Full HD, que leva esse nome em referência aos filtros do ar-condicionado da marca.

ar condicionado samsung full hd

Saiba o que são os filtros Full HD e qual a ideia da Samsung – Imagem: Reprodução

Ao contrário do que parece, esse filtro  não tem ligação nenhuma – na prática – com a imagem de alta definição das televisões, recurso muito procurado pelos consumidores. O “Full HD” do ar-condicionado, nesse caso, é a sigla em inglês para “Full High Density Filter”, ou seja, se refere à alta densidade da malha do filtro do aparelho.

Apesar disso, esse nome foi pensado estrategicamente pela fabricante para se relacionar à ideia da alta qualidade das TVs, conforme conta Nilson Murayama, gerente de produto Digital Appliance da Samsung Brasil:

“Usamos o termo Full HD justamente como referência aos televisores, com o objetivo de exemplificar ao consumidor com uma linguagem simples e popular sobre a qualidade do filtro dos nossos equipamentos de ar condicionado”.

Mas para que esse tipo de filtro serve e por que será que ele é tão procurado?

Ar Condicionado Samsung Full HD: Como os filtros funcionam

Comparações à parte, o filtro Full HD da Samsung tem o objetivo de remover as impurezas do ambiente com maior eficiênciaSegundo a Samsung, sua principal função é “reter partículas sólidas e filtrar 100% do ar que passa, a fim de proporcionar um ambiente saudável e menos sujeito à proliferação de doenças respiratórias”.

ar-condicionado-samsung-full-hd

Filtros Full HD em comparação aos outros tradicionais do mercado – Imagem: Samsung

Os filtros de alta densidade, como são chamados ao serem traduzidos para o Português, foram batizados de “Full HD60” e “Full HD80” e fazem parte da linha Digital Inverter dos Splits da marca.

Conheça o modelo que possui esses filtros clicando nos dois links abaixo da imagem:

Ar Condicionado Split Inverter com Filtros Full HD da SAMSUNG – 220v

Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio - Inverter - SAMSUNG - 220v - AR09MVSPBGM/AZ

Split Digital Inverter é referência em tecnologia – Imagem: Reprodução


Vale lembrar que ambos os modelos contam ainda com o recurso Vírus Doctor, que atua como um ionizador eliminando 99,9% de vírus e bactérias, inclusive o vírus H1N1.

E mesmo com toda essa tecnologia que procura melhorar a qualidade do ar nos ambientes climatizados, muitas pessoas ainda se fazer a seguinte pergunta:

Ar Condicionado faz mal à saúde?

E estamos aqui para dizer, pelo contrário, que esse pensamento não passa de um mito. O ar-condicionado pode inclusive ajudar na saúde das pessoas por filtrar o ar, deixando-o mais limpo e também favorecendo o conforto térmico.

O que faz mal na verdade é a sujeira que fica instalada na parte interna e nos filtros do aparelho por muito tempo. Essas impurezas e bactérias acabam sendo “respiradas” pelas pessoas, influenciando sim na saúde de maneira negativa.

Para resolver isso e tornar o ar-condicionado um amigo de quem o utiliza, a solução é muito simples:

Limpeza do Filtro do Ar Condicionado

A limpeza nos filtros do aparelho deve ser feita periodicamente para que os fungos e outras sujeiras não façam morada no equipamento.

É recomendado limpar os filtros pelo menos uma vez por mês no ar-condicionado que está constantemente ligado e fazer a limpeza de 2 em 2 meses nos aparelhos com pouco uso.

O simples excesso de poeira, por exemplo, pode fazer com que o ar-condicionado disperse partículas de sujeira no ar, agravando a rinite e as alergias. Portanto, a culpa não é do ar-condicionado e pode ser resolvida com água, escova e sabão.

Agora que você conhece melhor como funciona o Ar-Condicionado Samsung Full HD e como seus recursos podem ajudar na saúde, aproveite para fazer a lição de casa e aprender como limpar os filtros de ar-condicionado Split em 5 passos.