O ponto turístico fica no Palácio Apostólico, que faz parte dos Museus do Vaticano
ar-condicionado especial atende Salas de Rafael Sanzio

Projetados pela Carrier, ar-condicionado especial atende Salas de Rafael Sanzio.

Um sistema especial de climatização foi desenvolvido para atender as necessidades do espaço conhecido por abrigar uma das maiores obras de artes criadas. Afinal, as pinturas feitas pelo artista renascentista Rafael Sanzio necessitam de um cuidado muito especial.

Desenvolvido por engenheiros da Carrier, o ar-condicionado especial atende Salas de Rafael Sanzio, fornece aquecimento e resfriamento, ocupando um quarto do tamanho de um sistema tradicional, sem alterar a infraestrutura histórica existente.

O sistema projetado utiliza ventiloconvectores pequenos, mas de alta capacidade, para circular o ar. Eles foram instalados sob as janelas e ficam invisíveis para os visitantes.

“O espaço disponível para equipamentos dentro das Salas Rapael era muito reduzido. Tivemos que projetar uma pequena ventoinha de 2,5 kW, mas com 10 kW de capacidade, um equipamento poderoso”, explica Michel Grabon, diretor da Carrier AdvanTEC/Building Solutions Group Europe.

Os ventiloconvectores circulam a água aquecida ou arrefecida pela unidade central pelos cômodos da edificação. Assim climatizam os ambientes.

Imagem: Reprodução

“Essa solução é única, porque o tipo de produto não existia. Tivemos que imaginar e desenvolver um produto que se encaixasse nessa função em um espaço reduzido”, contextualiza Grabon.

Os chillers Carrier AquaSnap 30RQV também foram instalados em um local imperceptível para os visitantes, além de um sistema de automação predial, que otimiza os sistemas AVAC-R do local. No verão, as temperaturas em Roma podem chegar a 40 ° C.

Redação WebArCondicionado