Atualizado em 30/07/2021
Dicas para escolher um equipamento de climatização sem aumentar o valor da conta de luz
ar-condicionado e consumo de energia

Confira por que é importante se preocupar com o consumo de energia do ar-condicionado!

Na hora de comprar, muitas pessoas observam qual o consumo de energia do ar-condicionado. Aparelhos mais econômicos ajudam a economizar na conta luz e contribuem para o uso eficiente de energia elétrica, o que é positivo ao planeta.

Alguns exemplos de equipamentos amigáveis ao meio ambiente são aqueles que trabalham com gás ecológico, pois são pouco agressivos à camada de ozônio. Outro cuidado simples é comprar equipamentos mais limpos ecologicamente e mais eficientes energeticamente.

Há várias iniciativas que ajudam encontrar aparelhos de ar-condicionado com baixo consumo de energia, tais como o Selo Procel, o Procel Edifica e a Certificação LEED, entre outras.

Selo Procel

O Selo Procel objetiva identificar qual a eficiência energética dos aparelhos eletrodomésticos, que são medidos pelo CEE – Coeficiente de Eficiência Energética. A certificação é dividida em A, B, C, D, E, F e G.

Quando o equipamento tem a classificação A, significa que possui alta eficiência energética. O sentido será oposto se a identificação é a G, pois mostra que o aparelho consome mais luz durante o funcionamento.

Procel Edificações

Criado em novembro de 2014, o Selo Procel Edificações visa identificar as construções com melhor classificação de eficiência energética em determinada categoria. O efeito disso é estimular o mercado a comprar e usar imóveis que sejam eficientes no consumo de luz.

Conforme o Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – o setor tem forte impacto no mercado de energia elétrica, pois representa 50% da quantidade consumida no Brasil.

Para conquistar o Selo Procel Edificações, a construção precisa ser elaborada desde o começo observando as questões de consumo eficiente de energia. Isso pode reverter num menor investimento, chegando a 50% de economia. Mais informações acesse aqui.

Certificação LEED

Presente em mais de 160 países, a Certificação LEED identifica prédios com características sustentáveis. LEED é a sigla em inglês para Leadership in Energy and Environmental Design, que na tradução significa Liderança em Projetos de Energia e Meio-ambiente.

Semelhante ao Procel Edificações, a certificação LEED estimula construções com baixo impacto ambiental. No Brasil, quem avalia é a GBC local que tem parâmetros diferentes dos observados nos Estados Unidos. Veja mais sobre aqui.

Ar-Condicionado e Consumo de Energia: 5 Dicas para escolher

Para quem se preocupa com a preservação do meio ambiente e conforto, confira quais pontos observar na hora de comprar um ar-condicionado com baixo consumo de energia.

  • Ar-Condicionado com Selo Procel A são mais econômicos;
  • Coeficiente de Eficiência Energética (CEE) na tabela do Inmetro – Veja o que é eficiência energética;
  • Se tem a tecnologia Inverter, pois a economia pode chegar a 66%;
  • Aparelhos de ar-condicionado com as funções função timer, sensores de movimento, zero standby e autorestart ajudam mais na economia de energia;
  • Gás refrigerante: o R410-A (gás ecológico) não prejudica a camada de ozônio, porém, possui alto potencial de aquecimento global. Por outro lado, o R-22 prejudica a camada de ozônio, mas possui baixo potencial de aquecimento global.

Cuidados após a compra do Ar-Condicionado

Atenção! Se não forem tomados alguns cuidados, pouco adiantará ter comprado um aparelho com ótimas características técnicas. Para que o seu ar-condicionado continue com consumo baixo de energia, fique atento às dicas abaixo.

Instalação do aparelho

Certifique-se de que o ar-condicionado será instalado corretamente, pois se for mal feito, significa gastos maiores de energia. Pode gerar também vazamento do gás refrigerante, uma das principais causas da emissão de HCFCs na atmosfera.

Limpeza do Ar-Condicionado e Consumo de Energia

Filtros sujos provocam maior consumo de energia, sem contar que são prejudiciais à saúde. Deixe os componentes limpos e chame um profissional para fazer a limpeza do ar-condicionado periodicamente.

Para manter o seu aparelho sempre higienizado, procure pelos serviços da Agyx. A empresa atende em todo o Brasil e tem a equipe de profissionais mais qualificada do mercado.

A limpeza de ar-condicionado da Agyx engloba os modelos Split Hi Wall, de 7000 a 30000 BTU, Janela e Portátil. Contratar o serviço é muito fácil. Basta acessar a loja online e selecionar o produto.

Limpeza Agyx

Limpeza de ar-condicionado Agyx.

Redação WebArCondicionado