Atualizado em 24/10/2019 por Gabriela Giacomini
Redação  WebArCondicionado

Rapel Industrial: instalação de ar-condicionado em áreas de risco

Você já se perguntou como são instalados os aparelhos de ar condicionado Split em prédios altos? Essas instalações são feitas pelos alpinistas industriais, que são técnicos habilitados para trabalhar em áreas de risco.

Além de instalarem ar-condicionado, esses profissionais também podem realizar outros tipos de serviços, de acordo com a sua especialização. Reparos na construção civil, impermeabilização de fachada, limpeza de vidraças e manutenção predial, por exemplo.

epi

Considerada uma profissão do futuro, essa área cresce no mesmo ritmo em que surgem novos prédios. Ou seja, o setor tem muita demanda nas grandes cidades devido ao aquecimento da construção civil.

No entanto, essa profissão ainda é desconhecida por muitas pessoas.

falta-segurança-instalação-ar-condicionado

 

O volume de instalações de ar-condicionado em locais altos aliado à falta de informação pode trazer sérios problemas, tanto para os usuários quanto para os profissionais sem habilitação necessária.

Os perigos têm duas origens: existem muitos profissionais de HVAC que pegam serviços perigosos sem possuir qualquer certificado para rapel industrial. Em seguida, há consumidores que contratam este tipo de profissional, visando economizar nos valores de instalação.

Além de incentivar a prática, isso coloca em risco a vida do técnico e de outras pessoas, como os moradores do local  e assistentes. Conforme a legislação, a segurança é de total responsabilidade do contratante, no caso o morador ou o condomínio.

Leia também: A importância do EPI – Homem morre eletrocutado ao instalar ar-condicionado no Piauí

Entrevista  – Instalação de Ar-Condicionado em lugares altos 

proteção-instalação-ar-condicionado

 

Para esclarecer como é o procedimento dos alpinistas industriais, o WebArCondicionado entrevistou Luiz Fernando Wolmann, proprietário da LF Wolmann, empresa especializada em instalação e manutenção de ar-condicionado em situações de risco.

Luiz Fernando atua como alpinista industrial há mais de dez anos e começou realizando consertos elétricos. Na sequência, migrou para a instalação e manutenção de condicionadores de ar.

Hoje ele realiza serviços especializados em Porto Alegre e região metropolitana.

WebArCondicionado: Como é feito o procedimento de instalação em prédios altos? 

Luiz Fernando Wolmann: A instalação é a mesma, obedecendo as orientações técnicas dos aparelhos de AC.

Porém, a diferença é que todo o procedimento é realizado por profissionais suspensos em locais de difícil acesso, como prédios altos ou paredes cegas.

Alguns EPIs usados em trabalho

 

WebArCondicionado: Quantos profissionais são necessários para as instalações?

LF: De quatro a cinco, dependendo da situação do prédio e do tipo de equipamento. Existem os técnicos que ficam suspensos e os que ficam dando suporte para quem está na operação. Há também quem cuide do isolamento da área em solo. Para aparelhos acima de 24 mil BTUs, é preciso um guindaste.

WebArCondicionado: Quanto tempo leva para se instalar um ar-condicionado Split?

Rapel industrial para ar-condicionado

LF: Basicamente leva-se um turno integral (manhã e tarde) para instalação. Nos casos de manutenção o tempo é menor. Às vezes a preparação dos equipamentos e profissionais antes das escalada é mais demorada do que o reparo propriamente dito. Esses tempos nos chamaram para colocar um protetor de unidade externa. A preparação levou aproximadamente uma hora. A instalação da peça foi apenas 20 minutos.

WebArCondicionado: Quais os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) utilizados em escaladas industriais?

Alpinismo industrial - créd. Luiz Fernando Wolmann

LF: Os básicos, que utilizamos em todos os serviços são o cinto tipo paraquedista, cabo guia, talabarte, trava-queda, cordas, capacetes, luvas, óculos, botinas e proteção solar (quando necessário).

WebArCondicionado: O que é necessário para realizar este tipo de procedimento?

LF: Todos os profissionais que trabalham em alturas precisam ter um certificado especial que atesta o ofício de alpinista industrial. O certificado é obrigatório e deve ser renovado a cada dois anos.