*Atualizado em 27/07/2018
Já noticiamos aqui no blog diversos acidentes ocorridos durante instalações de ar-condicionado. Pois acreditamos que é sempre bom lembrar da importância do uso de equipamentos de proteção individual e de segurança ao realizar esse tipo de serviço.
Às vezes, por se tratar de um local não muito alto, muitos profissionais acreditam que apenas uma escada já é suficiente. Mas não. Um eletricista morreu ontem em Castelo do Piauí, cidade localizada a pouco menos de 200 km de Teresina, enquanto instalava um ar-condicionado.
Veja também: Vídeo de instalador de ar-condicionado no 30º andar sem EPI se espalha nas redes sociais
O acidente ocorreu porque o trabalhador não estava devidamente seguro e escorregou da escada em que estava, caiu com o braço sobre um fio do aparelho que passava corrente elétrica e não resistiu à descarga.
Joel, como foi identificado, chegou ao Hospital Nilo Lima já sem os sinais vitais. “Ele já chegou aqui inconsciente, sem pulso, sem respiração e sem batimento cardíaco. Seguimos o protocolo e ainda tentamos reanimá-lo por cerca de 40 minutos, mas ele acabou não resistindo”, explicou a enfermeira Joyce Leite.
Abaixo listamos os equipamentos de proteção individual (EPI) essenciais ao profissional técnico de instalação e manutenção de ar-condicionado:
EPI para técnicos de ar-condicionado
Em obra civil: óculos de proteção, protetor auricular, luvas de segurança de isolamento, capacete de segurança e botina.
Em local alto, que precise de escada ou andaime: além dos equipamentos citados acima, é essencial o uso de cinto do tipo paraquedista com talabarte e sistema trava-quedas e escada com isolamento para eletricidade.
Além disso, para trabalhar em altura o profissional dever realizar um Treinamento de Trabalho em Altura.
Leia também: Alpinismo Industrial – instalação de ar-condicionado em áreas de risco
Deixe uma resposta