Você sabia que a climatização é uma das áreas de estudo da engenharia?

Dia da Engenharia

Profissionais da área são os grandes responsáveis por desenvolver e aprimorar as tecnologias de climatização e de ar-condicionado.

Em 10 de abril é comemorado, no Brasil, o Dia da Engenharia. Os profissionais do ramo estudam vários conhecimentos científicos para aplicações muito técnicas e práticas. Engenheiros inventam, projetam e aperfeiçoam estruturas, máquinas, materiais e processos. Entre as áreas estão a mecânica, a elétrica, a construção civil, a computação, bem como muitas outras.

Várias inovações tecnológicas dependem da associação de áreas diferentes da engenharia. Um dos ramos de especialização é a engenharia de climatização. O profissional desse ramo desenvolve projetos e sistemas de condicionamento de ar, faz diagnósticos de problemas e cria processos para instalação, inspeção e manutenção de equipamentos.

Vamos conhecer alguns engenheiros pioneiros do nosso ramo?

Grandes inovadores

A engenharia de climatização também é chamada de engenharia de AVAC (sigla para “aquecimento, ventilação e ar-condicionado”). As tecnologias de AVAC têm origem no trabalho de vários pioneiros da engenharia.

Nikolay Lvov (1753 – 1803)

Foi um grande inventor russo, que desenvolveu trabalhos em várias frentes diferentes, como um verdadeiro cientista inquieto. Suas maiores contribuições foram na arquitetura, área em que fundou uma escola de construtores. Para o ramo de AVAC, seu legado foi um tratado que escreveu sobre aquecimento e ventilação.

James Joule (1818 – 1889)

O britânico James Joule empresta o sobrenome dele pra unidade de medida do trabalho mecânico (é dele a teoria que aprendemos, nos colégios, da Primeira Lei da Termodinâmica). Na área de climatização, Joule desenvolveu escalas de temperatura e estudou profundamente as relações entre eletricidade e calor.

Willis Carrier (1876 – 1950)

Carrier é considerado o grande criador do ar-condicionado propriamente dito. Ele foi um engenheiro estadunidense que também criou o umidificador de ar moderno. Seu ar-condicionado pioneiro foi construído em 1928, e foi projetado para climatizar uma sala de armazenamento de ovos em uma companhia de varejo. Em 1998, a revista Time o considerou uma das 100 pessoas mais influentes do século 20.

Margaret Ingels (1892-1971)

A engenharia em geral é uma área com um número muito reduzido de mulheres, embora isso esteja mudando lentamente. Na área de climatização, não é diferente. Uma das mulheres pioneiras na área foi a engenheira mecânica Margaret Ingels.

Ela foi a segunda mulher graduada em engenharia nos EUA. Trabalhou por muitos anos com Carrier e, entre suas contribuições, estão o aperfeiçoamento de um aparelho medidor portátil da quantidade de pó em ambientes internos e de um medidor de umidade relativa do ar.

Porque a Engenharia é celebrada em 10 de abril?

A origem da data, no Brasil, remete a um episódio militar. Dia 10 de abril de 1866, um tenente do exército brasileiro, João Carlos de Villagran Cabrita, foi atingido durante uma batalha da Guerra do Paraguai e morreu.

Villagran Cabrita estava à frente do 1º Batalhão de Engenharia de Combate. Por isso, a data de sua morte foi oficializada como o Dia da Engenharia no Brasil para homenageá-lo.

Redação WebArCondicionado – com informações do Instituto de Engenharia