Vídeo: Como funciona o Ar Condicionado?

como funciona ar condicionado

Estes dois vídeos, encontrados no site UOL Mais, utilizam como exemplo um modelo janela e explicam a funcionalidade do ar condicionado.

Itens do vídeo: Fluido refrigerante; Fluído Freon; Compressor; Gás frio; Gás quente; Estado liquido; Válvula de expansão; Condensador; Evaporador; Unidade de controle; BTU; EER.

Curiosidades? Clique aqui.

Vídeo 1:

Vídeo 2:

Se você estiver sem áudio, acompanhe com o texto:

Explicação do Vídeo 1:
Este vídeo mostra como funciona o aparelho de ar condicionado, encontrado em diversos lugares e utilizado por diversas pessoas para um melhor conforto, principalmente nos dias mais quentes. (residências, carros, aeroportos, shoppings centers, hospitais, cinemas, etc).

Um ar condicionado é uma espécie de uma geladeira sem seu gabinete. Ele usa a evaporação de um fluido refrigerante para fornecer ar frio. Os mecanismos do ciclo de refrigeração são os mesmos da geladeira e do ar condicionado. O nome desse fluído é Fréon, genericamente usado para qualquer dos vários fluorcarbonos não inflamáveis utilizados como refrigerantes e combustíveis nos aerossóis.
Diagrama-de-um-ar-condicionado

É assim que funciona o ciclo de refrigeração em um ar condicionado:
O compressor comprime o gás frio, fazendo com que ele se torne gás quente de alta pressão (em vermelho no diagrama acima).
Este gás quente corre através de um trocador de calor para dissipar o calor e se condensa para o estado líquido.

O líquido escoa através de uma válvula de expansão e no processo ele vaporiza para se tornar gás frio de baixa pressão.
Este gás frio corre através de trocador de calor que permite que o gás absorva calor e esfrie o ar de dentro do lugar.

Misturado com o fluido refrigerante, existe uma pequena quantidade de um óleo de baixa densidade. Esse óleo lubrifica o compressor.

Explicação do Vídeo 2:
Um aparelho de ar condicionado de janela constitui de um sistema de condicionamento de ar especialmente para locais pequenos. Estas unidades são fabricadas em tamanhos pequenos, para que se encaixem em uma janela padrão. Se você abrir o compartimento de um ar condicionado de janela, verá que ele contém:

um compressor
uma válvula de expansão
um condensador (do lado de fora)
um evaporador (do lado de dentro)
dois ventiladores
uma unidade de controle

Os ventiladores sopram ar sobre os trocadores de calor para melhorar a sua capacidade de dissipar calor (para o ar exterior) e frio (para o ambiente ser resfriado).

como funciona ar condicionado

Fontes:
Uol Mais
HowStuffWorks

Você gostou desse conteúdo?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

18 ideias sobre “Vídeo: Como funciona o Ar Condicionado?

  1. valeu gostei muito bom !gostaria de uma imformaçao como soldar a valvula schraide no compressor sendo na entrada de serviço ja tentei com solda prata 25%fluxo arom200 e nao aderiu o que fazer. devo tirar a folga do tubo na entrada do compressor

  2. Gostaria de uma informação, os ar condicionados inverte utilizam motor compressores de corrente continua ou, só o inversor de frequência para controlar a velocidade do motor. ou seja : Existe compressores de corrente continua na capacidade de 12kbtu, 18kbtu ?

  3. tem um areal (local que vende areia) aqui perto de casa com vento a areia sobe e a central puxa toda a areia pra dentro de casa, como faço pra evitar isso?

  4. Material bem interessante, gostaria de usar ele em um seminário na minha universidade. Alguém consegue me ajudar como baixar este vídeo?

  5. Otimo material estou com problemas assim para resolver, essas informações me esclareceram muito o que eu estou enfrentando, sê vcs tiverem mais por favor enviem par meu e-mail.
    Sem mais

    Obrigado

  6. Interessante…só fico imaginando a sujeira q deve ficar nesse “tubos”
    Parabéns pela postagem, muito bem explicado embora eu não entenda nada desses mecanismos aí…