[ x ] Fechar

Vídeos: Aprenda a fazer um ar condicionado caseiro com uma latinha de Pringles

  • 12 de agosto de 2011
  • 16 Comentários

Nos vídeos abaixo você vai aprender a fazer um ar condicionado caseiro utilizando materiais como latinha de batata Pringles, palitinhos de churrasco, vasilha de plástico, gelo e tesoura. Se você tentou fazer essas engenhocas em casa, deixe um comentário dizendo se funcionou ou mande um vídeo seu fazendo seu próprio ar condicionado caseiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

16 Ideias sobre "Vídeos: Aprenda a fazer um ar condicionado caseiro com uma latinha de Pringles"

  • Olá pessoal, tenho uma dica muito boa e acredito que muitos irão querer fazer, pois se tratade um mini ar condicionado ou resfriador de latinhas como queiram, ja que a maioria das dicas ai do pessoal, utiliza um cooler de 12 volts,então porque nao usar algo que realmente resfrie ao invez do gelo? o gelo derrete, e perde eficiencia, gastando mais alguns amperes, podem utilizar uma pastilha que ao liga-la em 12 voltas com aproximadamente uns 5 amperes ela gela de um lado e esquenta de outro, é fantastica, basta adaptar uns dissipadores dos dois lados, e dutar estes dissipadores direcionando o ar com coolers, procurem por pastilha de peltier no mercado livre, e verão que é realmente fantástico.

    Abraços galera.

    • ainda não tentei montar esta engenhoca, mas, analisando bem acho que descobri uma alternativa ainda melhor. A caixa seria de isopor com tampa e bem vedada,a agua seria congelada junto com uma serpentina. Resultado. O gelo vai demorar muito mais tempo para derreter por estar dentro de uma cx isopor tampada e o ambiente seria resfriado por mais tempo.No video, trata-se de cx de plástico destampada, logo o gelo rapidamente se derrete.outro detalhe, quanto mais serpentina ou cano de pref.aluminio ou metálico, maior a vasão do ar refrigerado.

  • Imagino que tenha utilizado tubo plastico por ser mais facilmente disponível, mas o plástico não é um bom condutor térmico. Acredito que se você utilizar um sistema com tubos metálicos terá melhores resultados (para funcionar como serpentinas de choppeiras por exemplo). E quanto mais o tubo der voltas dentro do gelo melhor pois aumentará a área de troca de calor do ar com o gelo.
    Um outro aperfeiçoamento pode ser feito no líquido utilizado, a água misturada com outros elementos fica mais tempo congelada o que aumentaria a autonomia do seu sistema. (mas não sei exatamente oq misturar, teria que fazer uma pesquisa na net ai rs..
    * quando você colocou o termometro dentro na região de vazao do ar você forçou a barra um pouco, pois você passou o termometro para um regime de convecção forçada que faz a temperatura cair bruscamente, acho que um teste muito mais interessante seria vc colocar este dispositivo dentro de uma caixa grande de papelao ou algum outro lugar fechado e conferir a temperatura antes e depois, acredito realmente que terá bons resultados, assim voce poderia postar pra gente quanto tempo este pote de gelo gela um metro cubico por exemplo ..
    ** bom …meu post é apenas com intuito de acrescentar, sempre somar e nunca diminuir. Não me entenda como um crítico e sim como um admirador desta engenhoca que teve idéias para melhorá-la. um grande abraço.. continue criando sempre ..

    • Oi, Marcos!

      Agradecemos o seu contato e suas sugestões. No entanto não fomos nós do WebArcondicionado que fizemos essas engenhocas, nós apenas divulgamos os vídeos no site. De qualquer forma, com certeza seu comentário ajudará aqueles que pretendem fazer os ar-condicionados caseiros.

  • Felipe, no video da versão 3.0, aos 2:45 min. é mostrada a imagem dos tubos na base do gelo como se não houvesse ligação entre eles. Dá pra explicar melhor? Se for possivel, reedita o video acrescentando esse detalhe para melhor entendimento do funcionamento. No mais, todos eles estão show de bola. São todos surpreendentemente simples e funcionais. Parabens!

      • EI Emilly vc acha q o Gil tiver uma ideia melhor ele vai te passar???? eu estou num projeto de ar portatil e caseiro mas p/ comercializar simples e eficiente, mas emquanto eu não patentiar não posso mostrar ok.