[ x ] Fechar

Restaurante paulista reutiliza mensalmente 12 mil litros de água do ar-condicionado

  • 10 de novembro de 2014
  • 7 Comentários

Restaurante paulista reutiliza mensalmente 12 mil litros de água do ar-condicionadoA crise hídrica que São Paulo está passando está fazendo com que muitas pessoas comecem a se conscientizar e poupar água. O governo do estado se prontificou a construir uma Estação de Produção de Água de Reuso e também 29 novos reservatórios que ampliarão a capacidade de armazenamento de água em 10% na região metropolitana.

O engenheiro mecatrônico Pedro Ricardo Paulino inventou uma máquina que produz água a partir da umidade do ar e apresentou seu plano ao governo na última segunda-feira, em reunião com o chefe de gabinete da Secretaria de Recursos Hídricos. O projeto seria instalado em larga escala, possibilitando a criação de “miniusinas” capazes de produzir até 2 milhões de litros de água por dia.

Ideia simples que funciona
Mas além dessas iniciativas, algumas empresas também estão criando suas próprias formas de economizar água. É o caso da rede de restaurantes Si Señor, que descobriu uma alternativa simples que pode ajudar a diminuir o problema. Em sua loja recém inaugurada na zona leste, no bairro Tatuapé, foi implantado um sistema que possibilita o reaproveitamento da água gerada pelo ar-condicionado.

De acordo com a empresa, é possível economizar até 12 mil litros por mês. O local possui cinco aparelhos de ar condicionado, e cada um gera oito litros de água por hora, um total de 400 litrospor dia.

A água expelida pelo ar-condicionado é imprópria para o consumo por conter impurezas, mas para lavar o piso e regar as plantas do jardim de inverno do restaurante ela é ideal. Até o final de 2015, eles pretendem instalar esse sistema em suas outras filiais.

É uma alternativa simples, mas que poucos restaurantes no Brasil utilizam.

Leia também: Ar-condicionado em restaurante é essencial para não espantar clientes

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Ideias sobre "Restaurante paulista reutiliza mensalmente 12 mil litros de água do ar-condicionado"

  • Bom dia!

    Estamos fazendo um TCC( trabalho de conclusão de curso) de reutilização de água e um dos subtítulos é a reutilização da água do ar condicionado. Gostaria de marcar uma entrevista com vocês, pra saber mais a respeito deste método que vocês utilizam no restaurante.

    • Olá Mayara,

      não somos o restaurante, somos um site comparador de preços e escrevemos matérias sobre ar-condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Amei essa iniciativa e irei implantar na loja do meu marido que abrirá em breve. Seria muito bom a divulgação dessa ideia pra que todos pudessem fazer uso. Muita água seria economizada, principalmente em empresas, se isso fosse feito. Poderia ser inclusive separada pros banheiros e não só para bicas externas.