[ x ] Fechar

Refrigeração Aplicada: curso gratuito capacita cerca de 4800 técnicos

  • 15 de setembro de 2015
  • 2 Comentários

Vencida a etapa de eliminação dos clorofluorcarbonos (CFCs), o Brasil tem um novo desafio: zerar a produção, comercialização e importação dos hidroclorofluorcarbonos (HCFCs). Para isso, o governo brasileiro apresentou o Programa Brasileiro de Eliminação dos Hidroclorofluorcarbonos para a implementação do Protocolo de Montreal em 2011. Nesse programa foi apresentado o diagnóstico do consumo de HCFCs no país e a estratégia de eliminação das substâncias para a primeira fase.

A partir desse contexto, é válido destacar o programa de treinamento em boas práticas na área de refrigeração comercial em supermercados, que promove a capacitação e o treinamento de 4800 profissionais em cinco regiões piloto do Brasil. A iniciativa priorizou os supermercados com foco na redução de vazamentos de fluidos refrigerantes.

Expectativas e apoio
A ação faz parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH, que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e tem como objetivo promover a eliminação de 16,6% do consumo de HCFCs no Brasil até o final de 2015. A entidade responsável pela implementação do Programa de Treinamento é a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

O curso teve o apoio ainda da Danfoss, que contribuiu para a confecção de 10 kits didáticos móveis compostos por um sistema de refrigeração de capacidade reduzida para simulação de um mini-rack para supermercados. Foram doados componentes com conexão brasada, como válvulas solenoides, válvulas de expansão eletrônicas e mecânicas, controladores, pressostatos, termostatos, sensores, entre outros; para deixar o sistema em condições seladas e o mais eficiente possível.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Danfoss.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Refrigeração Aplicada: curso gratuito capacita cerca de 4800 técnicos"