[ x ] Fechar

Mito ou verdade: Ar-condicionado resseca os lábios?

  • 10 de junho de 2015
  • 2 Comentários

Embora seja sinônimo de conforto por gerar refrigeração em meio ao calor, poucas pessoas sabem que a exposição contínua e diária ao ar-condicionado pode afetar diretamente a pele e os cabelos. Mas além disso, outra parte muito importante do corpo também pode sofrer com o uso intenso do aparelho: os lábios.

Com a baixa umidade dos lugares climatizados, eles acabam geralmente ficando mais ressecados do que a pele do corpo e os cabelos por estarem mais expostos ao ambiente. Isso acontece porque os lábios possuem em sua superfície uma gordura natural, que garante sua umidade, mas quando o ar está seco, essa gordura vai saindo aos poucos e deixando a pele do local desprotegida e sujeita ao ressecamento e à descamação. As consequências são que eles podem rachar, doer e até sangrar.

Hábitos como passar a língua pela boca frequentemente também comprometem a saúde dos lábios. Apesar de parecer reconfortante para quem está sofrendo com rachaduras, dermatologistas afirmam que o gesto piora o ressecamento. Além disso, algumas enzimas presentes na saliva podem favorecer o aparecimento de uma inflamação local.

Verdade
A resposta para nossa pergunta inicial é sim, o ar-condicionado pode ressecar os lábios. Mas não fique preocupado, pois existem diversas formas de como combater este problema como veremos a seguir.

Cuidados
Para combater esses sintomas, o primeiro passo é hidratar de dentro para fora, ingerindo dois litros de água por dia, no mínimo. Outro cuidado importante é utilizar hidratantes labiais potentes. Procure nos rótulos as fórmulas que contenham ao menos alguns destes ativos: dexpantenol, ceramidas, vitamina E e A, bisabolol, manteiga de karité, manteiga de cacau, ácido hialurônico, silicones e cera de abelhas. A aplicação destes produtos deve ser feita sem moderação, várias vezes ao longo do dia, já que ao comer, beber e falar removemos progressivamente os ativos em contato com os lábios.

As soluções caseiras também são aliadas no combate ao ressecamento dos lábios. Ao sentir ardência, a sugestão é fazer uma compressa com chá de camomila gelado por dez minutos.

E principalmente: lembre-se de não ficar muito tempo exposto ao ar-condicionado. Assim a chance de ressecamento e desconforto nos lábios será bem menor.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "Mito ou verdade: Ar-condicionado resseca os lábios?"

  • Isso acontece porque ar condicionado do tipo split ou mesmo de janela, não foram projetados para se obter controle de umidade e nem taxa de ar exterior. Para mini-
    mizar esse problema aconselho colocar um umidificador que seja compativel com
    o tamanho do ambiente, assim sendo, seu ar condicionsdo se torna mais saudável