[ x ] Fechar

Mercofrio 2018: Cobertura completa sobre os três dias de Congresso

  • 28 de setembro de 2018
  • 2 Comentários

mercofrio-2018-abertura

Mais uma edição do Mercofrio chegou ao fim. Neste ano de 2018, o evento, realizado entre os dias 25 e 27 de setembro em Porto Alegre, reuniu novamente profissionais do setor em seminários, sessões técnicas, minicursos e palestras, promovendo o conhecimento e interação ao bater seu recorde de participantes.

Organizado pela ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), o Mercofrio contou com o apoio de parceiros de dentro e fora do Brasil, trazendo palestrantes de peso durante os três dias de congresso no Centro de Eventos BarraShoppingSul (VEJA ABAIXO OS NOMES!)

eduardo-hugo-muller-mercofrio

Eduardo Hugo Muller, Presidente da ASBRAV / Foto: Marcelo Matusiak

Fazendo jus ao tema desta edição “Construindo Soluções de HVAC&R para o ambiente do Amanhã”, os principais assuntos apresentados se relacionaram a Eficiência Energética, Inovações Tecnológicas, Fluidos Refrigerantes e Qualidade do Ar Interior. Para o presidente da ASBRAV, Eduardo Hugo Müller, tanto a qualidade quanto a variedade dos temas debatidos nas palestras tiveram um retorno muito positivo. “Ficamos satisfeitos com o resultado e acreditamos que aos poucos a indústria vai agregando cada vez mais melhorias, sempre olhando a eficiência energética como tema central” declarou, enfatizando as grandes contribuições trazidas pelo evento.

Minicursos do Mercofrio 2018

Antes da abertura oficial no primeiro dia de evento, dois minicursos aconteceram simultaneamente pela manhã: “A Internet das Coisas e suas Aplicações em HVAC”, ministrado pelo Prof. Dr. João Pimenta, da Universidade de Brasília; e “Introdução ao EnergyPlus” – programa de simulação energética em edificações – apresentado pelo Prof. Dr. Paulo Beyer.

A equipe do WebArCondicionado conversou com Pimenta, que explicou como a Internet das Coisas se tornou uma solução para a automação residencial e está impactando a climatização em termos de conforto térmico e de economia de energia. Acompanhe no VÍDEO de cobertura do evento a palavra do professor:

 

A necessidade de fontes de energia alternativas também foi muito discutida durante todo o Mercofrio, especialmente na tarde do primeiro dia. Após a solenidade de abertura, aconteceu o Painel “Fontes de Energia no Brasil – Realidade e Caminho para o Futuro”. Participaram da discussão Darryl Boyce, Presidente da ASHRAE; Paulo Milano, representante do Grupo Temático Energia FIERGS; Arno Krenzinger, representante da UFRGS em Energia Solar Fotovoltaica; Francisco Dantas, membro da ASHRAE Brasil; Edison Tito Guimarães, membro da ASHRAE Fellow e Adriane Petry, representante da UFRGS em Energia Eólica.

No encerramento do primeiro dia de congresso, esses profissionais destacaram os desafios enfrentados pelo setor e os possíveis avanços para o seu desenvolvimento.

Diversificação de temas no Mercofrio

joana-canozzi-mercofrio

Joana Canozzi, Coordenadora Técnica da Chemours

Apesar de o evento seguir alguns focos, como citamos acima, no segundo e terceiro dia do congresso os participantes tiveram a oportunidade de refletir e debater sobre diferentes temáticas, mas todas muito importantes para o setor. Na manhã de quarta-feira, alguns dos destaques foram a palestra sobre Tecnologias Inovadoras em Sistemas de Isolamento Térmico, ministrada por Lineu Holzmann, da Armacell, e um estudo de caso sobre a Análise de Eficiência Energética de Substituição de HFC 404A para Blend de HFO de Menor Impacto Ambiental, apresentado por Joana Canozzi (foto), Coordenadora Técnica da Chemours.

Na mesma manhã aconteceram ainda paralelamente sessões técnicas e seminários com temas relacionados à Sistemas de Água Gelada, utilização de Gás Natural, climatização em Data Centers e simulação do Escoamento do Ar. Já durante a tarde, vale lembrar a palestra sobre Purificação do Ar, ministrada por Ricardo Cherem, representante da Dannenge. O palestrante abordou o papel da indústria na criação de novas tecnologias que ajudam a promover essa questão.

Outro destaque da tarde de quarta-feira foram os seminários sobre BIM, onde foram apresentados assuntos desde a implantação de BIM em projetos de instalações até a comunicação interdisciplinar BIM em projetos colaborativos, ministrados por Fábio Itiro Sato, Cícero Sallaberry, Fernando Brentano e Sergio Schneider Moraes. No mesmo dia ainda os participantes discutiram sobre temas voltados à Cogeração, Ventilação e Simulação Termo Energética.

PMOC no Mercofrio 2018

No último dia de evento, não podemos deixar de salientar um dos assuntos de maior discussão nos últimos tempos: o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle de Ar Condicionado). Com a Lei Federal 13.589 em vigor, que obriga a manutenção do ar-condicionado em prédios de uso coletivo visando reduzir riscos à saúde e promover a qualidade do ar, foram reservadas três palestras do Mercofrio para a discussão desse tema, lotando a sala.

gilsomar-mercofrio

Gilsomar da Silva, Engenheiro da ASBRAV

Carlos Nunes Tietboehl Filho, médico pneumologista, comentou sobre o impacto da má qualidade do ar para a saúde humana, relacionando à falta de manutenção do aparelho de ar condicionado. Em seguida, o engenheiro Gilsomar Gabriel da Silva discorreu sobre as principais atribuições da nova lei na prática, pontuando e explicando as mudanças que consumidores e profissionais devem estar atentos para cumprir. “Ao falarmos em ambientes de uso público, como escritórios, hospitais e laboratórios, há a necessidade dessa adequação. Muitas vezes as empresas se preocupam com uma série de fatores, mas acabam esquecendo da renovação de ar”, justificou.

Veja aqui Perguntas e Respostas sobre a Lei do PMOC

O ciclo de seminários sobre PMOC foi encerrado com a fala do conselheiro da ASBRAV Mario Henrique Canale, que apresentou os efeitos comuns em ambientes em que não há preocupação com o tema. “A baixa qualidade do ar em um escritório, por exemplo, aumenta a chance de absenteísmo. Isso reduz a produtividade e aumenta os custos em relação a médico para a empresa” alertou.

O Mercofrio 2018 recebeu ainda o Encontro de Estudantes e Jovens Engenheiros, organizado pela ASHRAE, promovendo a interação entre os iniciantes no setor, e a entrega do Prêmio ANPRAC. Falando em interação, vale salientar o forte networking trazido pelo evento aos participantes, seja durante as sessões, intervalos e até mesmo nos stands das diversas marcas presentes no espaço do congresso.

O evento contou com o patrocínio da Arkema, Armacell, Berlinerluft, Chemours, Daikin, Dannenge, Industrilas, Johnson Controls, LG, Midea Carrier, Panasonic, Sulgás, Trane, Vertiv e Weger.

Dados do Mercofrio 2018

mercofrio-painel– 3 dias
– Cerca de 500 inscritos
– 2 Minicursos
– 19 seminários
– 10 sessões técnicas
– Cerca de 16 horas de evento

O Mercofrio é realizado a cada dois anos e a próxima edição será em 2020. Já estamos contando os dias para que isso aconteça. Mas e você, o que achou do Mercofrio 2018? Comente aqui com a gente.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Mercofrio 2018: Cobertura completa sobre os três dias de Congresso"