[ x ] Fechar

Já ouviu falar em Arg-e Bam, uma cidade milenar que possuía sistema de ar condicionado natural?

  • 03 de novembro de 2014
  • Nenhum Comentário

Já ouviu falar em Arg-e Bam, uma cidade milenar que possuía sistema de ar condicionado natural?A cidadela de Arg-e Bam, localizada no Sul do Irã, foi construída a mais de dois mil anos e foi a maior construção de adobe de todo o mundo, feita toda de barro e com diversas torres captadoras de vento.

Após passar por várias guerras, Arg-e Bam entrou no terceiro milênio como atração turística do país, uma das cidades mais importantes da rota comercial entre oriente e ocidente. Porem, um terremoto em 2003, destruiu 80% da cidade que é declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Hoje ela ainda encontra-se em ruínas, apenas 20% foi reconstruída.

Os captadores de vento são equipamentos inseridos na arquitetura Persa. Possuem o formato de uma torre com um sistema de ventilação, que não consome nenhum tipo de energia.

Como funcionavam os sistemas de ar condicionado
Para conseguir um bom isolamento térmico, as construções eram feitas de barro e as paredes eram muito grossas, mas isso não era suficiente para o calor do Irã. Por esse motivo, foram criadas as torres captadoras de vento, para refrescar o interior dos edifícios.

Elas funcionam da seguinte forma: As bocas abrem na direção de onde vem o vento que é jogado naturalmente para dentro do edifício e encaminhado para os dutos de ganat, um sistema subterrâneo de gestão de água, que resfria e umedece o ar.

Em seguida esse ar é conduzido para os porões das residências, ambientes reservados para as atividades diurnas por serem os locais mais frescos. E por fim, outra abertura da torre é responsável pela saída do ar quente.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *