[ x ] Fechar

Hilton Santos: Inverter, ser ou não ser

  • 07 de março de 2016
  • Nenhum Comentário

*Por Hilton Santos

Uma das palavras mais faladas ultimamente na climatização doméstica é Inverter, mas o que é um aparelho Inverter? Como funciona? É o que vamos descobrir nas próximas linhas.

Diferente do compressor tradicional alternativo (que trabalha internamente com dois pistões se alternando em velocidade constante, daí o nome), o compressor inverter regula o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor através do ajuste de rotação e reduzindo o consumo de energia, que segundo alguns fabricantes, pode chegar a 30% de economia (alguns mais otimistas falam em até 60%). Isso vai depender, é claro, de uma carga térmica bem calculada e do uso do equipamento.

Além dessa importante característica, o compressor inverter tem um diferencial que em muitos casos é essencial: o silêncio, pois ele trabalha em baixa rotação quando a temperatura é estabilizada. Outra grande vantagem desse sistema é quanto ao apelo ecológico. Ele usa gás refrigerante livre de CFC (clorodifluormetano), o que não agride a camada de ozônio que protege o planeta e seu tamanho também é reduzido em relação ao outro modelo.

Em se tratando de tecnologia, que são ultrapassadas rapidamente, o conhecimento técnico que envolve o sistema inverter é relativamente antigo, pois foi desenvolvido há cerca de 30 anos no Japão, mas faz mais ou menos 10 anos que começou a ser explorado com mais ênfase no território brasileiro. Um dado importante e que nem sempre é levado em consideração – principalmente quando a pessoa não tem um conhecimento mais detalhado – para a escolha do ar-condicionado é a iluminação. Cada watt da lâmpada instalada no recinto gera 3,41 BTUs por hora e tem que ser compensado com a capacidade do aparelho de ar condicionado. Além disso, as aberturas, paredes externas e vidros devem ser levados em consideração, eis o porquê da importância de uma carga térmica bem definida.

Portanto, na sua próxima compra, verifique se o estudo do seu ambiente foi feito por um técnico ou empresa preparada. Há pessoas inclusive que determinam a capacidade do seu ambiente pelo ambiente do vizinho, da sogra ou ainda do local em que trabalha, sem levar em consideração essas peculiaridades. Só prestando atenção nesses detalhes o modelo inverter vai realmente fazer a diferença. Até a próxima!

Leia aqui mais textos de Hilton Santos

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *