explosao-ar-condicionado-inverter

Se você assistiu algum vídeo, ouviu falar, ou presenciou a cena de um ar-condicionado Inverter explodindo, chegou ao lugar certo para tentar entender melhor por que acontece essa explosão.

Muitos relatos sobre essa situação chegam a nós, como o vídeo do Split inverter de 12000 BTU que explodiu ao ser instalado. Nesse caso o profissional que nos enviou o material relata que durante a instalação, ao conferir o gás, o compressor explodiu e o rotor voou, atingindo outro equipamento que estava próximo.

Situações como essa são muito perigosas e podem trazer riscos, e por isso resolvemos explanar possíveis causas dessas tragédias para tentar evitar que continue acontecendo. Vamos lá!

Por que o ar-condicionado explode

Pesquisando sobre a razão das explosões, percebemos que muitos profissionais do setor afirmam ter presenciado esses acontecimentos. Jairo Bertoni, técnico de instalação e estudioso da área, conta em uma de suas participações no Fórum do Ar Condicionado que isso também já aconteceu com ele. “Não é comum, mas é natural. Na verdade é uma conjunção de fatores tipo curto circuito interno e a pressão interna com uma pressão alta”, justifica ele.

Essa explicação na verdade encaixa-se em modelos de Split tradicionais.

E quais as causas para o Inverter?

Seria algum defeito de fábrica do compressor ou falha na instalação? As fabricantes de ar-condicionado que desenvolvem os modelos Inverter sugerem uma justificativa. Vamos ilustrar a diferença entre a estrutura do compressor tradicional e o utilizado nos aparelhos Inverter para entender melhor:

Ar-condicionado tradicional

O compressor tradicional tem duas válvulas, uma de entrada – de aspiração – e outra de saída – de descarga. Durante a operação do aparelho, ele puxa o ar pela aspiração, comprime o gás em seu interior e joga-o pela descarga.

A pressão de descarga, nesse caso, é em torno de 250-270 psi – considerando que geralmente o gás utilizado é o R22 -, e vale lembrar que o compressor tradicional tem três bornes: o auxiliar, o de trabalho e o de comandoPortanto, o compressor puxa, gera a pressão padrão e empurra o gás pela válvula de saída, que sai apenas quando já atingiu a pressão. Veja a imagem:

compressor-ar-condicionado

O que pode acontecer é ocorrer um efeito nessa válvula e ela não conseguir abrir, acumulando a pressão. No caso de isso acontecer nos compressores do ar-condicionado tradicional, os bornes que irão estourar, pois são a parte mais frágil, em virtude da válvula de saída se fechar e eles funcionarem como uma “válvula de escape”.

Ar-condicionado Inverter

No caso do compressor utilizado nos modelos Inverter o efeito não será o mesmo devido à diferença em sua estrutura. O compressor nesse caso trabalha com uma pressão maior, de 350 a 400 psi, média que varia dependendo da fabricante e modelo de compressor.

Há também a válvula de entrada e de saída, mas a diferença é que essa pressão gerada não entra em contato com os bornes, pois eles são fechados, como se houvesse uma barreira separando os dois elementos. E é isso que influencia na explosão do compressor. Entenda a diferença através da estrutura:

compressor-ar-condicionado-inverter

Se a válvula de saída se rompe e fica bloqueada, o compressor irá puxar todo o gás do sistema e, por ser projetado com uma força maior por ser Inverter, ele vai gerar toda a pressão e não terá a opção de estourar nos bornes devido à separação da estrutura.

Desse modo, a potência muito maior do Inverter em relação ao ar-condicionado tradicional terá força suficiente para explodir e causar um estouro bastante perigoso.

Como evitar explosão no ar-condicionado Inverter

A explicação acima é uma forma de justificativa dada pelas fabricantes, mas não podemos deixar de lembrar que uma instalação mal executada pode trazer diferentes tipos de falhas no aparelho, inclusive trazendo riscos para instaladores e usuários.

Uma possível solução para evitar que isso aconteça, além de exigir o cuidados dos instaladores, é sugerir que os próximos compressores a serem criados tivessem um dispositivo de expansão ou de proteção para dar segurança durante a instalação e uso do ar-condicionado. Enfim, seguiremos torcendo para que isso não aconteça e alertando a todos sobre esse perigo, afinal, nosso compromisso é sempre levar informações que ajudem a todos.

Você conhece mais casos de explosão no ar-condicionado Inverter? Acredita que o erro seja na instalação ou defeito do fabricante? Compartilhe com a gente através de um comentário.

Redação do Portal WebArCondicionado