[ x ] Fechar

Encore: Água do ar-condicionado pode ser utilizada para a descarga do banheiro

  • 31 de julho de 2017
  • 3 Comentários

encore

Quando o assunto é economia, não perdemos tempo em mostrar as novidades que surgem relacionadas ao setor de climatização. Um dos exemplos mais recentes disso é o Encore, modelo de cisterna desenvolvido para reutilizar a água condensada do ar-condicionado na descarga em banheiros.

Já pensou no quanto de água poderia ser reaproveitado? Para se ter uma ideia dessa economia, apenas os 487 hotéis europeus que estão em construção no continente – o Encore foi criado no Reino Unido – poupariam 1,5 milhão de litros de água por ano, o equivalente a 600 piscinas olímpicas. Imagine então se mais pessoas e empresas colocarem essa ideia em prática.

Leia também: Você está pensando em reutilizar a água do ar-condicionado mas não sabe como? Nós ajudamos

Segundo a fabricante, o Encore é a primeira cisterna do mundo projetada para cumprir esse propósito, enviando a água que escorre pelo dreno do ar-condicionado para o reservatório de descarga dos toaletes. Esse diferencial torna o produto um amigo do meio ambiente, pois fornece água de forma sustentável para drenar os resíduos.

Como funciona o Encore

encoreVocê pode estar se perguntando sobre mais detalhes para entender o funcionamento da cisterna, então vamos lá: o Encore contém 18 litros de água, alcançando uma capacidade três vezes maior do que uma cisterna convencional. Mesmo assim, o design da cisterna foi adaptado para não se diferenciar muito dos modelos padrão.

A câmara inferior recebe 6 litros de água do tubo principal. Já a superior é cheia com 12 litros provenientes da condensação do ar-condicionado. Quando o reservatório é descarregado, a câmara interna é esvaziada e cheia com a água da câmara superior.

Se por acaso o ar-condicionado não for utilizado por algum tempo, o reservatório é preenchido de forma convencional. Da mesma forma, caso o banheiro não seja usado, a água vinda do aparelho é excluída pelos escapes tradicionais. Portanto, o Encore pode ser instalado em casas, apartamentos, escritórios, ou qualquer lugar que haja banheiros e é claro, ar-condicionado.

Invenção da nova cisterna

encoreDavid Davis, diretor técnico da Encore, conta que o desperdício de água foi a motivação para a criação de algo tão inovador. “Todos os edifícios possuem banheiros, então porque não utilizamos uma forma de reciclar uma fonte de água residual e sustentável, especialmente quando há uma escassez de água em nível global?”, questionou o representante, acrescentando: “Durante décadas vimos que o fluxo de água produzido pelas unidades de ar condicionado ia literalmente pelo ralo, mas não para o vaso sanitário”, justificou.

O Encore foi inventado David Davis em parceria com Graham Kelly, diretor do G & H Group, uma empresa de serviços de construção avaliada em 25 milhões de libras.

A inovação ainda não chegou no Brasil, mas você pode obter mais informações e conferir as possibilidades de compra no site do produto: http://www.encorecistern.com/

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Ideias sobre "Encore: Água do ar-condicionado pode ser utilizada para a descarga do banheiro"

  • Na por diversas vezes pensei em reaproveitar a água do ar condicionado , mais depois de estudar um pouco e de ter pego uma bactéria no olho por nome de legionela aja vista que sou técnico na área de climatização descartei essa Idea pelo fato de ser uma água contaminada sei que será pra descargas mais ficará contaminado o vaso sanitário que sentamos podendo causar sérios riscos a nossa saúde por se tratar de uma parte aberta do corpo.

    • Olá Manoel,

      essas foram as informações divulgadas pela Encore. Para mais detalhes aconselhamos que contate a fabricante. O link para o site deles está no final do post.

      Obrigado pelo contato.