[ x ] Fechar

É possível transformar um Split em Multisplit?

  • 18 de agosto de 2015
  • 10 Comentários

É possível transformar um Split em Multisplit?Muitos consumidores nos questionam se existe possibilidade de instalar duas ou mais evaporadoras (unidade interna) com apenas uma condensadora (unidade externa), sem que ela seja multisplit. O Portal WebArcondicionado foi atrás de profissionais técnicos do setor de HVAC para saber se essa adaptação é possível ou não.

Com uma enquete realizada em nossa página no Facebook concluímos que sim, tem como fazer. Porém, o custo seria muito maior do que o de comprar um aparelho multisplit, uma vez que o compressor do split já vem de fábrica pré-determinado para funcionar com apenas uma evaporadora.  Além disso, não existe garantia para esse tipo de serviço.

Os profissionais que responderam informaram que não fariam em hipótese alguma, pois além do custo envolvido, há também a insegurança do projeto, já que transformar um split em multisplit seria uma espécie do que chamamos popularmente de “gambiarra”.

Fizemos as seguintes perguntas na nossa página do Facebook: É possível transformar um Split em Multisplit? Você faria para o seu cliente?

Veja algumas das respostas que recebemos de profissionais no setor de HVAC

Veja algumas das respostas que recebemos de profissionais no setor de HVACFazendo muitas adaptações daria sim para transformá-lo. Porém o que gastaria com a mão de obra e peças, inviabilizaria o projeto e claro, sem garantia alguma, sendo mais em conta comprar um pronto ou até duas máquinas separadas”, Luiz Paulo, Continental Camaquã Ar Condicionado.

Realmente os compressores já são fabricados para comprimir de acordo com o tamanho do sistema. Portanto qualquer alteração que não seja de fábrica na minha opinião é pura gambiarra”, Robson Silva, R Climatização.

 “Não seria possível na minha opinião, pois o compressor vem pré-determinado na função split. Qualquer modificação exigiria inicialmente uma troca de compressor”, Cristiano, Aquecegás.

Teríamos que ter uma condensadora com compressor que desse para dividir a quantidade de BTU para as evaporadoras, tipo 24k daria para duas evaporadoras de 7.5k e uma de 9k. Agora vamos a pior parte: vamos precisar de válvula solenoide, válvula de serviço, mudar o esquema elétrico e um profissional disposto a fazer o serviço. Sendo que fica inviável o custo. Se for inverter nem pensar. Fica melhor adquirir a máquina apropriada. Não faria de modo algum”, Claudio Henrique, Refrigeração Cjsplit.

Neste momento precisamos orientar bem o cliente, falar dos prós e contras. Muitos clientes acham que é só colocar uma exportadora e gela a casa toda, outros que fazendo uma adaptação no ar já instalado tudo se resolve. Sem falar em custos com energia e garantia. Temos hoje no mercado opções prontas”, Ale Marsal, Multi-Ar.

Então, até tem como fazer, mas será que vale a pena arriscar? Por isso é sempre bom buscar informações com profissionais qualificados antes de tomar qualquer decisão.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Ideias sobre "É possível transformar um Split em Multisplit?"

  • Eu vou construir uma casa, onde terei uma garagem que em alguns raros dias terá festa na garagem. Pensei em colocar 3 split de 12000 btus.
    Vou ter 3 quartos com 3 splits de 12000 btus.
    Como eu nunca vou usar os 6 ao mesmo tempo. Pensei em usar apenas 3 condençadoras e 6 evaporadoras, sendo que quando uso os 3 split da garagem não uso os do quarto, quando uso os do quarto não uso os da garagem.
    Neste caso eu poderia usar 2 evaporadoras e uma condençadora, sendo que nunda as duas evaporadoras serão ligadas ao mesmo tempo?

      • Ok, desta forma que você comentou eu sei que é possível.
        Acho que você não conseguiu captar a gambiara que quero fazer.
        Pensei em comprar 3 splits normais de 12 mil. Neste kit vem 3 evaporadoras
        e 3 condençadoras.
        Para simplificar vamos pegar apenas um dos split.
        Vou instalar a evaporadora no meu quarto e a condençadora na parte de fora de casa.
        Até ai, tudo normal e funcional.
        Mas como vou usar em raras ocasiões a minha garagem para festas, pensei em colocar nela uma uma evaporadora (não sei se vendem apenas ela separada). Então puxar os canos de cobre até a condençadora que que já esta instalada no meu quarto, então como nunca vou usar o quarto e a garagem pensei em aproveitar a condençadora.
        Pensei em fazer um registro pra mudar a tubulação de gás. Quando movo a alavanca vai pra garagem, quando movo novamente vai para o quarto. O mesmo iria fazer para a parte elétrica.
        Então te pergunto esta gambiara iria funcionar?
        E posso comprar apenas a evaporadora?

        • Olá Carlos,

          agora entendi, mas não aconselhamos que tente fazer isso. E conforme vários profissionais do setor comentaram no post, a condensadora e o compressor do split vêm de fábrica projetados para funcionar apenas com uma evaporadora. Como você mesmo disse, seria uma gambiarra.

          Obrigado pelo contato.

          • Acho q nao vai ser possível se as duas evaporadoras estiverem em diferentes distâncias, a que fica mais longe não tem gás suficiente pra funcionar normalmente. E se for ao contrário à que fica mais perto ficaria com gás demais comprometendo todo o sistema.

  • Posso estar falando besteira, pois não tenho nenhum conhecimento técnico sobre o assunto, mas não seria possível instalar duas evaporadoras e uma só condensadora (com capacidade suficiente para o ambiente maior), na condição de SOMENTE USAR UM DE CADA VEZ, nunca juntos?
    Outra pergunta: é fácil encontrar para venda somente uma unidade evaporadora (para compor o caso acima)?
    Obrigado!

    • Olá Alex,

      conforme explicamos, possível até é, porém, não é viável, pois o custo acaba sendo maior do que comprar um multi split. E segundo os profissionais que consultamos, não é seguro que irá funcionar, pois seria isso uma “gambiarra”.

      Obrigado pelo contato.

  • eu tambem não faria pelo custo de mão de obra peças e depois ter que chamar o projeto de (GAMBIARRA) pois concordo com meus colegas profissionais.existe maquina pronta no mercado bem mais barata.(seu Pedro ar condicionado kennedy)

  • Realmente pode ser uma gambiarra, até virar um projeto, é possivel desde que vale apena com custos mais baratos, pode ser possivel desde que tenha tempo para se fazer um anali-se do sistema.