[ x ] Fechar

Cuidado ao instalar o ar-condicionado atrás de cortinas

  • 06 de outubro de 2014
  • 2 Comentários

Cuidado ao instalar o ar-condicionado atrás de cortinasAs principais funções das cortinas são: manter a privacidade e filtrar a luz de fora para dentro dos ambientes. Além disso, elas sempre fizeram parte da decoração em várias residências. Mas não é sobre isso que iremos tratar aqui. Nosso objetivo é explicar a importância das cortinas na climatização e onde elas podem atrapalhar.

Uma dúvida muito comum na hora de fazer a instalação do ar condicionado é se o aparelho pode ou não ficar escondido atrás da cortina. E a resposta é não. Os fabricantes recomendam não cobrir os aparelhos com nenhum tipo de tecido ou outro material, pois isso pode dificultar a vazão do ar, exigindo que o compressor precise se esforçar mais para funcionar, diminuindo a vida útil do equipamento, além de aumentar o consumo de energia. Sem falar que os movimentos realizados por ele podem acabar danificando o tecido da cortina.

Antes de incluir cortinas no projeto de decoração da sua casa, pense onde ela será colocada e se não atrapalhará o fluxo do ar condicionado, pois normalmente os aparelhos são instalados próximos de janelas, onde “coincidentemente” as cortinas são colocadas também.

Diminua a necessidade de uso do ar-condicionado com uma cortina blecaute
cortina blecauteAs cortinas blecaute têm uma função mais funcional do que decorativa, e normalmente elas são usadas embaixo de outra cortina de tecido comum, podendo ser usadas em qualquer ambiente, sala, cozinha, quartos ou escritórios.

Esse tipo de utensílio é confeccionado geralmente em plástico de tom escuro, para que consiga barrar melhor a entrada de luz. Mas, além disso, elas são ideais também para impedir a entrada do sol e conseqüentemente, do calor. Sendo assim, elas auxiliam na redução da temperatura interna, diminuindo um pouco a necessidade do uso do ar condicionado.

Existem diversos níveis de isolação de luz. E antes de escolher o modelo ideal é preciso observar o quanto de luz entra e quanto você quer deixar entrar no ambiente. Elas podem ser encontradas de vários tamanhos e modelos, mas você também pode confeccionar a sua. Basta comprar um tecido/plástico de cores escuras e usar a imaginação.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "Cuidado ao instalar o ar-condicionado atrás de cortinas"

  • acabei de me mudar para um apartamento em no quarto principal o espaço para o ar-condicionado é na parte de cima de uma porta de vidro. se coloco uma cortina na frente para bloquear a claridade, o ar estraga, se deixo a cortina aberta não tenho privacidade. não gosto muito da ideia de recortar a cortina, quais outras sugestões vocês dariam?

    • Olá Carolina,

      em cima da porta não tem como? Ou colocar a cortina abaixo do aparelho? Se não houver opção, aconselhamos que converse com um arquiteto ou um designer de ambientes, pois esses profissionais têm sempre ótimas ideias.

      Obrigado pelo contato.