[ x ] Fechar

Tudo sobre ar condicionado self contained

  • 15 de maio de 2012
  • 78 Comentários

Você sabia que existe um tipo de ar condicionado que reúne todas as unidades dentro de um aparelho só? Ele se chama “self contained” e é mais eficaz do que os modelos splits tradicionais, reunindo a condensadora e evaporadora num gabinete que pode resfriar um andar inteiro.

Este equipamento que tem a largura de duas geladeiras e mede, em média, 1,70 de altura é sinônimo de eficiência em refrigeração. Para esclarecer todas as dúvidas acerca deste ar condicionado entrevistamos o instrutor de refrigeração do SERAE RJ, José Eduardo Filho.

Carga térmica e indicações de uso

José Eduardo explicou que este tipo de equipamento é direcionado para ambientes comerciais de médio e grande porte, como bancos e escritórios devido a sua capacidade térmica. “É possível encontrar aparelhos self contained a partir de 3 TRs (equivalente a 36 mil BTUs), podendo atingir até 60 TRs“, completou

Funcionamento

Segundo Eduardo Filho, os “selfs”, como também são chamados, resfriam tranquilamente um andar inteiro de um prédio mantendo de maneira uniforme a temperatura dos ambientes. Os selfs também são apresentados de duas formas:

  • Insuflação direta, no qual fica dentro do próprio ambiente.
  • Dutado: fica instalado na sala de máquinas e faz o transporte do ar gelado através de uma rede de dutos.

Geralmente o aparelho fica instalado na casa de máquinas do prédio e pode ser acionado manualmente ou por controle remoto. José Eduardo também comentou que os selfs não vêm equipados com automação, mas é possível adaptar o aparelho com um sistema programável, conforme a necessidade do cliente.

Gases refrigerantes e manutenção

No sistema dos selfs são usados dois gases refrigerantes: o R22 ou o 410A (gás ecológico). Porém, a tendência é que, daqui alguns anos, seja usado somente o 410A. Existem dois tipos de Self Contained, uma com condensador a água que requer uma torre de resfriamento e a outra com condensador a ar, podendo esse último ainda ser na própria Self ou ser um condensador remoto, explica José Eduardo.

Situação Atual

O uso destes aparelhos é bem comum em projetos comerciais que necessitem de uma carga térmica alta. José Eduardo Filho acredita que esta tecnologia ainda perdure por um bom tempo no mercado devido a sua eficiência. Vale lembrar que os modelos self contained não têm ciclo reverso, ou seja, só resfriam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

78 Ideias sobre "Tudo sobre ar condicionado self contained"