[ x ] Fechar

Ar-condicionado pode ajudar a secar as roupas nos dias de chuva?

  • 12 de novembro de 2015
  • 2 Comentários

Depois de muitos dias seguidos de chuva, é comum as roupas sujas e molhadas se acumularem nas áreas de serviços e máquinas de lavar. Basta o tempo melhorar um pouco para a saga de levar as roupas para o varal começar. Depois, volta a chover e as roupas retornam aos baldes e varais internos, repetindo-se o ciclo devido à instabilidade do tempo.

Porém, de acordo com a ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), é possível usar qualquer equipamento de ar condicionado para esses casos. Isso mesmo, seu aparelho pode ajudar a secar as roupas que não podem ser estendidas na rua nos dias de chuva.

Leia também: O que pode acontecer com meu ar-condicionado em dias de chuva?

O diretor técnico da ASBRAV, Ricardo Vaz, explica que fechar a casa e ligar o ar condicionado para secar as roupas não prejudica a saúde nem o equipamento, desde que alguns cuidados sejam tomados. “Quando ligamos o ar condicionado, em dias normais de calor, o aparelho retira a umidade do ambiente e deixa o local com umidade relativa do ar em aproximadamente 50%, o que é bom para a saúde. Então, em dias como os atuais, de chuva e com calor, é possível utilizar o condicionador de ar para ajudar a secar as roupas. Aconselho deixar a temperatura em 22°C”, salienta Ricardo Vaz.

Ar quente também funciona
Entretanto, segundo Vaz, quando a temperatura estiver abaixo de 20°, o aconselhado é ligar o ar condicionado no modo de aquecimento: nos dias de frio abaixo de 20°, se houver pessoas no ambiente, recomenda-se operar o condicionador nesse modo ajustado. Isso também irá ajudar a secar as roupas, porém demora um pouco mais.

É importante lembrar que para evitar problemas no condicionador de ar não se deve pendurar as roupas no equipamento, mas deixá-las no ambiente com uma boa distância. Assim o correto é deixar o equipamento ligado, com o ambiente fechado, e estender as roupas em varais internos ou portáteis. Além disso, usar um ventilador direcionado pode ajudar a secar mais rápido. Outra recomendação é programar o controle para temperaturas entre 21 a 24°C, para não consumir energia em excesso.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de ASBRAV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Ar-condicionado pode ajudar a secar as roupas nos dias de chuva?"

    • Não é estranho.

      A unidade evaporadora remove o calor do ambiente pois faz com que este passe através de um trocador de calor que está mais frio. E sendo mais frio, ocorre a consensação de parte da umidade do ar, como em uma lata de cerveja gelada em cima da mesa. Esta condensação sai pelo que dreno, sendo então removida do ambiente interno. Portanto o ar frio é também seco, o que favorece a secagem de roupas.