A fumaça que sai da condensadora do ar-condicionado

fumaceira

Se nos dias frios você reparar que sua unidade externa está com escapamento de fumaça, não se preocupe. Ela não está prestes a pegar fogo, nem mesmo irá ser prejudicial à sua saúde, apenas está fazendo a vaporização  que mistura o ar quente com o ar frio.

Trata-se de uma ação completamente normal. É a mesma coisa que passarmos esse fato para as nossas ações diárias, como tirar uma lata de refrigerante do freezer. Nota-se que da lata sai uma fumaça logo quando é exposta ao ar quente da rua. A mesma coisa acontece com sistema hermético do seu aparelho de ar-condicionado. É produzido um choque térmico com as mudanças bruscas de temperatura. Ou seja, a água contida depositada na condensadora evapora no momento que o aparelho começa a trabalhar em um dia frio.

Ar-condicionado de automóveis

O escapamento de fumaça não acontece apenas nos modelos Split e janeleiros. Para quem possui ar-condicionado no seu carro, também poderá notar que ali ocorre a transformação da matéria, do estado líquido para o estado gasoso. Porém, essa produção química só acontece a partir do momento que tiver dois climas diferentes no ambiente. Por exemplo, se na rua fizer frio e eu ligar o ar no modo quente.

Quando a fumaça for um problema no aparelho

Se você notar que essa fumaça saindo não é apenas o vapor da água, comece a imaginar possíveis problemas que estejam ocasionando isso. Em alguns casos, a fumaça pode ser do sistema de ventilação do aparelho. Caso esse seja o problema, provavelmente está saindo do compartimento do motor. Isso acontece se tem algum fio encostando-se a algum material, como o cano de exaustão. Este e outros problemas elétricos devem ser corrigidos pois oferecem risco de curtos e incêndios.

Identificando a fumaça

Em qualquer um dos casos, é necessário que você identifique o tipo de fumaça que está saindo do condensadora. O melhor método é pelo cheiro. Outro método bastante fácil de identificar a fumaça é quanto sua densidade. Quando o fluxo é visível significa que a fonte está bem próxima da entrada do ar. Se a fumaça tiver uma espessura que contamine grande parte do local do ar-condicionado, significa que tem algum componente pegando fogo. Se a fumaça emitida pelo aparelho não for vaporização da água, desligue o equipamento imediatamente e chame um profissional técnico.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Você gostou desse conteúdo?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma ideia sobre “A fumaça que sai da condensadora do ar-condicionado