Atualizado em 17/02/2020 por Yuri Correa
Redação do WebArCondicionado

Na área da climatização, nós lidamos com todo o tipo de trocas de temperatura. E você sabia que elas determinam os tipos de calor que existem? Pois sim, um desses tipos é o Calor Sensível, e o outro é o Calor Latente.

tipos-de-calor

Vamos descobrir a diferença entre eles!

Chamamos de Calor a energia térmica está sempre em movimento, sendo transferida de um corpo com maior temperatura para outro com uma temperatura menor.

Esta energia é capaz de garantir um equilíbrio térmico entre os dois corpos, pois a quantidade de calor que o corpo recebe, é proporcional ao seu tamanho e à variação da sua temperatura. Sensível ou Latente: esses dois tipos de calor são as duas únicas formas de calor que podem existir em um corpo.

Exemplos de Calor Sensível

O calor sensível provoca apenas uma variação de temperatura, ele é adicionado ou extraído da substância sem alterar o seu estado físico, apenas a temperatura é aumentada ou diminuída. Esse é o calor mais presente em ambientes climatizados.

Exemplos:

  • O ar-condicionado adiciona ou retira calor do ar de um ambiente;
  • Uma barra de ferro em contato com uma chama vai esquentar, mas o seu estado físico não será alterado;
  • Um aparelho eletrônico, quando ligado por determinado tempo, vai esquentar, mas não vai mudar sua forma física.

banner-animado-blog-topo-webar

Exemplos de Calor Latente

Também chamado de calor específico, o calor latente, diferente do calor sensível, é aquele que provoca mudança no estado físico (sólido, líquido, gasoso). É quando a substância troca calor por grama de massa durante a mudança no estado físico.

Exemplos:

  • Água se transformando em gelo (solidificação);
  • Gelo derretendo (fusão);
  • Quando a água está fervendo, por exemplo (vaporização).

Calor Sensível e Latente na Climatização

Segundo Daniel Janeri, especializado em projetos de conforto térmico:

“…para ambientes de climatização de conforto comum, a relação entre o calor sensível e calor latente é de cerca de 70% (70% sensível e 30% latente). Ambientes específicos como Data Center, por exemplo, a relação muda, sendo de cerca de 90% (90% sensível e 10% latente).”

Ou seja, a temperatura controlada pelo ar-condicionado controla, na maior parte, o calor sensível de um ambiente, deixando o calor latente em segundo plano.

Se quiser saber mais sobre o assunto e discutir outras pautas referentes aos tipos de calor, entre no nosso Fórum.