Atualizado por Yuri Correa em 29/01/2020
Redação do WebArCondicionado

O ar-condicionado split necessita de uma boa quantidade de tubos e fiações entre as unidades externa e interna para funcionar. Uma das soluções que existem para não deixá-las expostas e vulneráveis são as caixas de passagem para ar-condicionado.

Vamos saber como funcionam?

O que são Caixas de Passagem?

Caixas de passagem são peças usadas em construções para abrigar conexões de fios e tubulações dentro das paredes, e assim proteger essas partes sensíveis dos sistemas elétricos. Além de deixá-los mais acessíveis em caso de reparos e manutenção.

As caixas de passagem para ar-condicionado funcionam dentro da mesma forma, são proteções de polietileno, resina ou plástico feitas para abrigar as conexões de tubulações, fiações e mangueiras que ligam a unidade externa do split (a condensadora) à unidade interna (a evaporadora). Se você já é familiarizado com as caixas de passagem de fiação elétrica utilizadas em qualquer construção, então já sacou a ideia.

Diferencial da Caixa no Split

Sua principal função é proteger, porém, um dos diferenciais que essas caixas oferecem para a sua instalação de ar-condicionado, é o escoamento de dreno, que com ela, fica protegido de vazamentos e infiltrações nas paredes – uma das grandes dores de cabeça dos proprietários de split.

Essas caixas atendem a instalação de qualquer marca ou capacidade de ar-condicionado split. As estruturas podem ser aplicadas em parede de gesso acartonado, alvenaria estrutural, madeira ou tijolos de cerâmica. O material suporta pintura e acabamentos da parede por cima da sua estrutura, o que favorece as opções estéticas do seu ambiente.

Quanto custa?

Outras vantagens envolvem maior facilidade na hora da instalação e o fácil acesso às conexões em caso de manutenção. As caixas de passagem podem ser adquiridas nas lojas do setor e pela internet. Os preços são acessíveis, variando entre R$ 12 e R$ 30, já que há vários modelos e tipos.

E aí, o que achou da ideia da caixa de passagem para ar-condicionado? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários!