O SEIEMI Termodan, organizado pela ABEMEC-RS, apresentará inspeção utilizando a técnica de Termografia para perícias não destrutivas

A ABEMEC-RS realizará, nessa próxima semana, 19 de novembro de 2020 uma vistoria cadastral, de forma não destrutiva, no Viaduto Otávio Rocha, em Porto Alegre, utilizando a técnica de Termografia Aplicada à Análise de Danos. A técnica permite o registro das variações térmicas medidas na superfície do objeto tendo como base a detecção da radiação infravermelha refletida naturalmente pelos corpos com intensidade proporcional à sua temperatura. Assim, pela Termografia é possível identificar onde há alterações de comportamento térmico em uma determinada estrutura.

— A Termografia é uma técnica não destrutiva, eficiente e econômica. E pelo método passivo não há a necessidade de estímulo externo na estrutura, pois ela faz a leitura superficial por meio de uma faixa infravermelha. Com o uso de uma câmera termosensível esta técnica identifica irregularidades que afetam o fluxo de calor na superfície da estrutura. — Detalha o presidente da ABEMEC-DF, Gutemberg Rios.

As imagens que serão captadas e cadastradas ficarão disponíveis em um banco de dados para identificação de possíveis manifestações patológicas. Buscando incentivar estudantes e profissionais da engenharia em melhor entender a técnica.

A próxima etapa deste projeto entre a ABEMEC-DF (Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, secção DF) e ABEMEC-RS é a apresentação destes resultados no Seminário Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial (SEIEMI) sobre Termografia Aplicada à Análise de Dados (Termodan) – SEIEMI Termodan.
— Os relatórios serão disponibilizados a todos os parceiros, apoiadores e entidades governamentais para que eles possam usufruir das suas informações. Também estarão à disposição as imagens termográficas colhidas no trabalho na página oficial da ABEMEC-RS. — explica o presidente da ABEMEC-RS, Marco Caminha Jr.

O SEIEMI Termodan ocorrerá no dia 02 de dezembro, na Ulbra, em Canoas, das 15h às 21h40.

Assim, a ABEMEC-RS apresenta à comunidade interessada o Seminário Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial (SEIEMI), que tem como um dos temas deste ano o TERMODAN®. O SEIEMI-TERMODAN® é um evento que possui uma abordagem única, pois se desenvolve em duas fases distintas. A primeira delas é um trabalho de campo, onde é feito o levantamento de dados de imagens termográficas da edificação selecionada, considerando relevância, patrimônio e impacto social. Por sua vez, a segunda fase é um seminário, o qual é voltado para discussões sobre os avanços da indústria nacional e disseminação de conteúdos relacionados ao tema.

Devido às precauções com o Coronavírus todas as medidas de segurança serão tomadas e o ambiente será desinfectado pela equipe da GHS Brasil, empresa parceria do evento.

O evento é organizado pela ABEMEC-RS, em conjunto com a ABEMEC-DF e Engenharia & Prosa e é importante destacar ainda que o SEIEMI-TERMODAN® não seria possível sem os seus patrocinadores, tais como o sistema CONFEA-CREA, MÚTUA, a empresa GHS Brasil, que trará “embarcado” ao evento os protocolos de segurança e os procedimentos de descontaminação do ambiente, e a AK Automação, que “embarcará” ao projeto a captação das imagens termográficas, fruto da vistoria cadastral.

Este é o sistema CONFEA-CREA, a serviço da sociedade..

Link de inscrições para divulgação:
https://www.sympla.com.br/seiemi-termodan__785390

Aos alunos que tenham interesse em participar desse projeto, basta se inscrever como voluntários.
Link para voluntariado
https://www.sympla.com.br/seiemi-termodan__785390?token=00aa29bd8a5b59fa3e6d06711d10c760