Por Danfoss

Em cooperação com a Nordomatic, a Danfoss Drives criou soluções que garantem, com eficiência, um alto nível de conforto no Hotel Alsik

O Hotel Alsik possui 190 quartos, três restaurantes e uma área de spa de três andares
Divulgação

Desde a sua inauguração, em maio de 2019, o luxuoso Hotel Alsik, em Sønderborg, está no topo da lista dos hotéis mais convidativos da Dinamarca. O local é caracterizado por seu consistente design nórdico e materiais naturais, projetado pela empresa Henning Larsen Architects. O hotel também conta com um restaurante requintado no 17º andar, com vistas deslumbrantes da cidade.

Estes são, no entanto, apenas detalhes quando comparados com o complexo trabalho que o Hotel Alsik realiza para criar experiências luxuosas para seus hóspedes, junto ao forte enfoque na sustentabilidade.

Hoje, o Hotel Alsik é 76% neutro em CO2, o que se reflete em todas as suas áreas, desde as soluções de eficiência energética nos quartos, o design do edifício e o fornecimento de energia aos painéis solares de 380 metros quadrados no telhado. O excesso de calor dos sistemas de refrigeração é utilizado para o aquecimento da água quente dos banheiros, armazenada e utilizada de acordo com a necessidade.

Cimento sustentável

Sustentabilidade é um tema fundamental para o Hotel Alsik. Tanto os pisos como os tetos foram concebidos de forma a aproveitar ao máximo a luz natural. Já a fachada é feita com alumínio reciclável e o concreto é moldado com materiais naturais de alta capacidade térmica. O Hotel Alsik foi construído em conformidade com a BR2020, o que significa que, desde 2018, o espaço cumpre os requisitos de energia que se tornariam obrigatórios em 2020.

O Hotel Alsik possui 190 quartos, três restaurantes e uma área de spa de três andares. São necessárias soluções muito especiais para garantir um alto nível de conforto, mantendo o foco em sustentabilidade. De acordo com Jacob Haulrich, gerente regional da Nordomatic, é neste sentido que as soluções de eficiência energética da Danfoss Drives contribuíram no caminho para o Alsik se tornar um dos hotéis de luxo mais sustentáveis da Dinamarca.

A área de conferências, os restaurantes e o spa do Hotel Alsik utilizam tecnologia de ventilação central, onde o aquecimento e o resfriamento são ajustados por meio do sistema de gestão de edifício (Building Management System – BMS).

Em cerca de 200 suítes do hotel são usados sistemas de ventilação descentralizados. Cada quarto tem sua própria unidade de ventilação, com ar externo e recuperação de calor. Estas unidades estão ligadas ao sistema de reserva do hotel, para que os quartos possam ser aquecidos à temperatura ideal antes da chegada dos hóspedes. Ao chegarem, os hóspedes podem ajustar a temperatura da forma que quiserem. Se um quarto não for reservado, a temperatura é reduzida, o que resulta em uma economia significativa no consumo de energia.

Economia de energia

Para o fornecimento aos quartos, o Hotel Alsik dispõe de 10 sistemas de ventilação centrais que garantem ar fresco e limpo. Esses sistemas funcionam 24 horas durante todo o ano e, por isso, são otimizados para economia de operação e manutenção. O VLT® HVAC Drive FC 102, da Danfoss, foi escolhido para garantir alta confiabilidade e viabilizar baixos custos de propriedade, além de assegurar soluções com eficiência energética e permitir tanto o gerenciamento quanto o monitoramento central de todos os processos.

“Nós também usamos o transmissor de pressão VLT® PTU 025, da Danfoss, que monitora o entupimento dos filtros e o volume de ar através dos ventiladores, podendo obter os valores via BACnet. Como esta unidade possui quatro transmissores de pressão, pudemos dispensar o uso de três sensores de pressão por sistema, incluindo o cabeamento”, diz Jacob Haulrich, da Nordomatic.

Uma vantagem do transmissor de pressão PTU 025 é que ele fornece avisos preventivos por meio do monitoramento de filtro integrado, de forma a evitar filtros entupidos, clima interno ruim e consumo desnecessário de energia. Além disso, o equipamento é fácil de ser instalado.

Do início ao fim do processo

Com hóspedes ao longo de todo o ano, é essencial que a tecnologia funcione como deveria. Para isso, a STYREG, empresa parceira da Danfoss Drives, esteve envolvida no início das atividades do Hotel Alsik para garantir que as soluções fossem otimizadas. Desta forma, um técnico de serviço pode comparecer ao local rapidamente para garantir um serviço proativo em caso de eventuais incidentes.

“Para um projeto tão grande, é natural encontrar alguns obstáculos ao longo do caminho, mas a equipe de serviço da Danfoss Drives estava pronta para nos apoiar durante todo o processo”, pontua Haulrich. Graças à excelente parceria entre a Danfoss e a Nordomatic, o projeto foi um sucesso na neutralização de CO2.