Sistema é essencial para a cadeia de alimentos e de vacinas, entre outros segmentos
transporte refrigerado busca a emissão zero de gases

Transporte refrigerado busca a emissão zero de gases. Na imagem: Veículo zero emissão da Cold Chain.

Os sistemas de refrigeração residencial, industrial e comercial buscam reduzir a emissão de gases nocivos em certos prazos. No transporte refrigerado, a movimentação do setor tem o mesmo objetivo.

As empresas da cadeia de fornecimento de alimentos pediram apoio ao governo no Reino Unido. A solicitação tem como objetivo colocar em prática planos de transição em busca do transporte refrigerado com emissão zero de gases.

No Reino Unido, a Cold Chain Federation, entidade que representa a cadeia do frio, pede ao governo comprometimento com uma série de medidas de apoio para que as transportadoras de alimentos, produtos farmacêuticos, frescos e congelados atinjam o objetivo de zero emissões até 2039.

O plano, publicado em outubro, propõe que nenhuma Unidade de Refrigeração de Transporte (TRU) seja vendida contendo refrigerantes com GWP de mais de 300 até 2025 em nenhum novo TRU a diesel seja comercializado após 2029.

Estima-se que haja 30 mil reboques refrigerados operados por empresas de transporte e mais de 40 mil vans e veículos rígidos com temperatura controlada. O desafio de reduzir as emissões de carbono dos veículos refrigerados é exclusivo da cadeia do frio, mas é essencial para alcançar zero emissões.

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Segundo o CEO da Cold Chain Federation, Shane Brennan, a cadeia do frio realiza diversos esforços para manter os alimentos nas prateleiras em meio a pior crise do setor.

“Apesar da crise de falta de motoristas, interrupção da Covid e grandes desafios, empresas estão empenhadas em progredir em direção ao futuro líquido zero, encontrando formas da indústria eliminar o uso de diesel em refrigeração de veículos inteiramente”, afirma Brennan.

O relatório pede apoio em investimentos para facilitar a instalação de carga elétrica para veículos e reboques com temperatura controlada em depósitos e pontos de descanso, a remoção de reboques mais antigos da estrada e em testes ou adoção de tecnologias de menor emissão.

Redação WebArCondicionado

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