Por Gabriela Giacomini,
Redação do Portal WebArCondicionado

trabalhar-no-periodo-de-natal-e-ano-novo-vale-a-pena

Todo mundo sabe que a época de Natal e Ano Novo é o período de maior faturamento do comércio, seja de produtos ou serviços. Somando isso ao fato de que esse período engloba o verão, entre dezembro até março também é a oportunidade dos instaladores e técnicos de ar-condicionado ganharem mais dinheiro no trabalho.

Afinal, todo ano é a mesma coisa: com o calor batendo na porta, muitas pessoas que já tem ar-condicionado precisam de manutenção por passar a usar mais o aparelho para refrigerar o ambiente. E quem ainda não tem um condicionador de ar faz de tudo para comprar um, e seguido disso vem a necessidade de alguém para fazer a instalação.

Mas para quem é autônomo, como muitos instaladores de ar-condicionado, será que vale a pena trabalhar no período de Natal e virada de ano também? O lucro é grande o suficiente ou quem trabalha sai perdendo por algum lado?

Veja os prós e contras de abrir mão de uma folguinha na época das festas de final de ano:

Vantagens de trabalhar no Natal e no Ano Novo

  • Essa é uma época em que sempre haverá gente buscando esse tipo de serviço, então se você reservar esses dias para trabalhar, facilmente irá encontrar oportunidade de trabalho para preencher sua agenda. Aproveite e veja 5 dicas de como divulgar seus serviços.
  • Existe uma parcela de técnicos de ar-condicionado que não trabalha entre os feriados de final de ano, reservando a folga da véspera para descansar e para a família. Portanto, quem decidir trabalhar, pode aproveitar essa demanda de serviços maior que o número de técnicos para cobrar a mais e tirar um dinheiro extra.
  • O ganho de novos clientes pode ser bem aproveitado para fidelizá-los e retornar à casa deles periodicamente para fazer as manutenções. Aqui nesse post ensinamos como melhorar seu atendimento para isso acontecer.
  • Nesse período as grandes cidades costumam ficar mais vazias, e esse pouco movimento favorece o deslocamento no trânsito entre um serviço e outro, fazendo os seus dias de trabalho renderem mais em questão de tempo e dinheiro.

 

Desvantagem de fazer serviços nos feriados de final de ano

Quando se trata de tempo, sempre há um custo. Então nesse caso é abrir mão do lazer, do descanso e de estar na companhia de pessoas do seu convívio

Nessa hora então é uma questão de prioridades e ver o que vale mais a pena para você nesse período de boas festas. Aproveitar a oportunidade de faturar mais já que a época é favorável ou desacelerar e curtir o final de ano? 

Adaptando horários

Uma dica: Você não precisa abrir mão de passar a ceia de natal e a virada de ano com seus familiares e amigos, por exemplo. Aliás, trabalhar no Natal e no Ano Novo não significa que você vai passar esses momentos trabalhando integralmente

Você pode trabalhar no dia 24 em horário reduzido, até às 16h, por exemplo, e agendar uma instalação para o dia 25 na parte da tardezinha. A grande vantagem de ser autônomo nessas horas ou ter a própria empresa é a liberdade de fazer seus próprios horários.

E aí, decidiu como vai ser seu final de ano com seus serviços de instalação e manutenção? Conte para a gente no espaço para comentários abaixo.

O WebArCondicionado deseja um excelente Natal e Ano Novo a todos os técnicos do setor, trabalhando ou não.