Redação WebArCondicionado
Atualizado em 28/12/2020

Cobertura feita com material especial reduz a temperatura interna e melhora a eficiência do ar-condicionado

A climatização da sua casa com ar-condicionado pode ter um desempenho ainda melhor com o uso de telhas térmicas. Isso porque elas transmitem menos calor ao ambiente interno, prometendo uma redução de até 5 °C na temperatura.

As telhas térmicas têm uso muito variado. Podem cobrir residências, shoppings, galpões e outras edificações. São consideradas relativamente fáceis de instalar, por conta da leveza.

Melhor desempenho do ar-condicionado. Como assim?

As telhas térmicas são feitas para favorecer o isolamento térmico. Como boa parte do calor que uma edificação recebe vem da luz do sol em sua cobertura, então essas telhas ajudam o ambiente interno a ficar mais fresco, já que prometem bloquear até 95% do calor (comparando com outros materiais).

Assim, a climatização da casa pelo ar-condicionado fica muito mais eficiente. O resfriamento acontece mais rápido, não é preciso deixar o aparelho em uma capacidade muito alta e, de quebra, você ainda economiza no consumo de eletricidade.

Como acontece o isolamento térmico?

As telhas térmicas são fabricadas como sanduíches. São duas camadas iguais, externas, recheadas com um material isolante. É esse material que evita a absorção de calor pelo telhado.

O material isolante mais comum e eficiente é o poliuretano. É um material que deixa o conjunto muito leve e resistente ao mesmo tempo. Suporta tempestades de granizo, ventos e chuvas fortes, além de ser um elemento retardante às chamas em caso de incêndio.

Variedades de cores

Alguns fabricantes oferecem telhas térmicas com variedades de cores. As mais claras ajudam, inclusive, o conjunto a absorver ainda menos calor – mas, vale lembrar, é o poliuretano que recheia as peças o principal responsável pela redução na temperatura interna.

Os diferentes fabricantes também oferecem telhas com diversos padrões de ondulação. São produzidas com dois tipos de acabamento externo: aço pintado ou filme polietileno de alta densidade.

Instalação do telhado térmico

Como as telhas térmicas são relativamente leves, a montagem de uma cobertura é muito mais rápida do que a feita com telhas mais convencionais. As chapas podem ser manuseadas sem a necessidade de equipamentos especiais.

A leveza das peças também permite a fabricação de lâminas relativamente grandes, permitindo vencer vão livres maiores do que muitos outros materiais. Além disso, essa característica também dispensa a necessidade de uma estrutura mais robusta para sustentar o telhado.