Produtos para isolamento térmico e acústico contribuem para a construção de hotel e suítes privativas de luxo do Cidade Matarazzo

Tecnologias da Armacell integram megaempreendimento em São Paul

Conheças as tecnologias da Armacell que integram megaempreendimento em São Paulo./Imagem: Cidade Matarazzo

Muitas expectativas cercam o Cidade Matarazzo. Atualmente em construção em São Paulo, o complexo reunirá centro cultural, espaço comercial e empresarial, além de um hotel de seis estrelas – o primeiro da luxuosíssima rede Rosewood no Brasil. Assinado pelo francês Jean Nouvel, o projeto da chamada Torre Mata Atlântica prima pela excelência em todas as frentes de engenharia, incluindo a térmica e a acústica. Por isso, soluções de isolamento da Armacell foram selecionadas para a obra.

O requinte do projeto é demonstrado, por exemplo, pela necessidade de atendimento a padrões internacionais de atenuação de ruídos para o sistema hidrossanitário. A exigência vem sendo atendida por meio do revestimento de todas as tubulações de esgoto, águas pluviais e ventilação com o FonoBlock Hidro 20mm – isolamento da Armacell à base de espuma elastomérica.

A escolha da solução da Armacell decorreu de um estudo meticuloso. “O FonoBlock Hidro é uma solução de alto desempenho e excelente custo-benefício”, avalia Raquel Rocha, coordenadora de projetos na Giner, consultoria responsável por toda a engenharia acústica da construção. “Realizamos estudos com alternativas, mas elas implicariam combinações de diferentes produtos, além de tempo e valor mais elevados para instalação”, detalha a especialista.

Tecnologias da Armacell são diferenciais

“É a primeira vez que utilizamos o FonoBlock Hidro. A experiência tem sido enriquecedora”, conta Lukas Passarelli, supervisor da Temon, empresa responsável pelas instalações hidráulicas do projeto Cidade Matarazzo. “A Armacell nos ofereceu capacitação técnica e treinamentos, além de acompanhamento da aplicação. O produto mostra diferenciais desde o modo como é fornecido, com embalagem que facilita a separação e o transporte”, destaca o profissional.

Na obra, outro cuidado acústico, cada vez mais valorizado, é a atenuação de ruídos entre os andares. Para isso, o piso de cada dormitório da Torre Mata Atlântica receberá a aplicação do FonoBlock Laje 8mm, uma manta especial produzida pela Armacell a partir de multicamadas de polietileno.

Para o ar, opção lógica

Naturalmente, a concepção rigorosa do edifício não poderia ignorar a importância do isolamento térmico adequado dos tubos e dutos do sistema de condicionamento de ar. A Teknika Projetos e Consultoria, contratada para esse planejamento, decidiu não correr riscos e especificar produtos da Armacell consolidados no mercado: os isolantes à base de espuma elastomérica AF/Armaflex®.

Aplicados com o uso do adesivo 520S, tubos e mantas AF/Armaflex® envolverão todos os condutores de ar-condicionado do Hotel Rosewood São Paulo. “A tecnologia é ótima, tanto que a utilizamos há mais de vinte anos. Além da qualidade comprovada, o fato de a Armacell possuir fábrica no Brasil, em São José (SC), nos tranquiliza quanto à disponibilidade do produto”, afirma Ricardo Murakami, gerente de suprimentos da Prodac. A empresa vem executando a instalação do isolamento térmico em consórcio com a Climapress.

“A extensão do sistema de condicionamento de ar torna desafiador o projeto do Cidade Matarazzo. Desse modo, produtos de reconhecida eficiência são imprescindíveis para o nosso trabalho”, comenta Murakami.

Mais do que o cumprimento de requisitos técnicos, as tecnologias de isolamento da Armacell, que integram megaempreendimento em São Paulo, visam atender ao rigor das obras de alto padrão.

“Por sermos especializados nesse perfil de edificação, produtos como os da Armacell nos permitem agradar aos clientes mais exigentes e detalhistas. Neste caso, a instalação correu tranquilamente até agora, atendendo às expectativas”, relata Fernando Ricardo Sayão, assistente de engenharia da RFM Construtora, empresa responsável pelo Cidade Matarazzo. “Estamos confiantes na satisfação do cliente nessas vertentes do projeto”.

Megaempreendimento Cidade Matarazzo

Atualmente em construção na região central de São Paulo, próximo à Av. Paulista, o Cidade Matarazzo será um complexo multifuncional destinado à hospitalidade, cultura, gastronomia, moda e entretenimento. O empreendimento está sendo erguido em um terreno com quase 30 mil metros quadrados, onde no passado funcionou o Hospital Humberto Primo e Maternidade Condessa Filomena Matarazzo.

Fruto de investimentos de cerca de R$ 2,7 bilhão até sua conclusão, o Cidade Matarazzo é apontado como a maior obra de revitalização de patrimônio histórico sem aporte de recursos públicos da história do Brasil. O projeto é liderado pelo Grupo Allard, da França, que visa materializar “um lugar único no mundo, integrando passado, presente e futuro”.

Com informações da Armacell